Quarentena no Chile, dia 22
Essa semana começou com algumas boas notícias. A primeira delas é que pelas minhas contas e, se o calendário de vacinação não sofrer nenhuma grande mudança, devo tomar a minha primeira dose da vacina na semana que vem. Sim, eu estou contando os dias.
Sempre reviso o site do Ministério da Saúde para conferir as datas. Desde que a vacinação começou a entrar na faixa de 50 anos, o ritmo diminuiu. Para completar, agora, tem semanas em que governo faz o balanço dos vacinados. Esse processo toma três dias de vacinação.
Existe a possibilidade de que eu tenha que me deslocar para outro bairro, já que onde eu moro, a prefeitura divulgou a informação de que está com pouco estoque de vacinas, em especial, de Pfizer e Sinovac. Não me resta outra além de esperar, seguir acompanhando e torcer pelo melhor. Ou seja, que cheguem mais vacinas para não precisar ir muito longe em busca da minha!
A outra notícia boa foi divulgada hoje pelo Governo: a nossa comuna vai avançar para a fase 2 da quarentena, ou seja, sairemos da quarentena total! Aleluia! Essa sim é uma notícia maravilhosa! O que muda nessa etapa então?
A principal mudança é que a gente pode sair para trabalhar todos os dias, se o local de trabalho ficar num bairro que também está na fase 2. Os colégios e creches podem funcionar respeitando protocolos e limite máximo de alunos por sala de aula. Também é permitido fazer reuniões sociais com, no máximo 5 pessoas, ou seja, dá para reunir uma família. Alem disso, abrem restaurantes e bares que contam com áreas ao ar livre.
A gente ainda não poderá sair nos finais de semana, continuaremos proibidos de sair de casa, a menos que seja com autorização especial da polícia (que você pode acessar na internet). O toque de recolher continua valendo todos os dias, das nove da noite até cinco da manhã.
Muitas pessoas estão especulando que o motivo pelo qual o governo está liberando alguns bairros da quarentena seria por causa do Dia das Mães. Essa é uma das datas em que o comércio vende bastante aqui.
Essas “boas” notícias são boas apenas para mim porque no geral a situação aqui continua bem complicada. Ontem, o governo anunciou um projeto para entregar os 10% do fundo de aposentadoria, mas mudou bastante a proposta original. Desde ontem estão acontecendo vários protestos aqui e mobilizações por parte de diversas categorias, principalmente, a dos portuários.
Outra notícia meio desanimadora para os chilenos foi a de que o Chile não levou o Oscar de melhor documentário ontem à noite. Perdeu para um excelente filme cuja única pessoa que ainda não viu aqui em casa fui eu! A Gabi e o Cristián já viram e adoraram! Agora, é a minha vez!
Comentários
Postar um comentário