Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!


Em junho celebramos o dia dos pais aqui, assim como em vários países mundo afora. Isso me fez pensar em algumas datas que são celebradas em dias diferentes no Brasil e no Chile.

Essa diferença acontece em muitos meses do ano e não apenas com o dia dos pais. Claro que existem os feriados universais, geralmente, regidos pelo calendário da ONU.

Além disso, cada país tem suas datas históricas nacionais e regionais que são celebradas particularmente em datas únicas.

O mês de setembro, por exemplo, é quando se comemora o dia da pátria no Brasil e as fiestas pátrias chilenas também.

Preparei um calendário mês a mês destacando as datas mais importantes porque essa é uma informação que muitas vezes as pessoas não sabem ao viajar.

Assim como no Brasil tudo fecha em fevereiro durante o Carnaval, no Chile é bem complicado encontrar comércio aberto em setembro, durante as festas pátrias.

Confira, agora, as datas comemorativas mais importantes e os feriados que podem influenciar na sua passagem pelo Chile. Se liga aí!

Teatro Municipal de Santiago - Chile


Janeiro


O primeiro dia do ano é aquele em que todo mundo está se recuperando da ressaca do dia 31 de dezembro. Claro que é feriado por aqui também.

Principalmente, porque nessas festas, diferente de todo o resto do ano, as pessoas podem beber na rua sem medo dos carabineros (a polícia chilena).

Você pode até encontrar pequenos comércios locais abertos em bairros porque os donos podem abrir, mas o resto, fecha mesmo!


Fevereiro


Nada de carnaval por aqui, muito menos feriado para comemorar Iemanjá. Em compensação, dia 14 de fevereiro é dia de San Valentín, não apenas no Chile, mas em vários países também.

Portanto, fique ligado se estiver por aqui para o movimento intenso no comércio por conta da corrida para a compra dos presentes.

Também pode ser uma boa ideia evitar ir a restaurantes, já que muitos casais lotam esses lugares para celebrar a noite com um jantarzinho romântico.



Outro evento tão importante quanto o carnaval brasileiro e que agita o calendário chileno é o famoso “Festival Internacional de la Canción de Viña del Mar”, ou Festival de Viña.

Esse é o festival mais importante do continente e reúne atrações internacionais de peso. Desde 1960, já passaram pelo palco da Quinta Vergara grandes nomes como Roberto Carlos, os cantores Sting e Elton John, além do grupo Simply Red, para citar apenas alguns.

Maio


O dia das mães é celebrado na mesma data nos dois países, portanto, é bom ficar ligado nas promoções do comércio já que essa é uma das datas que mais movimenta as vendas.

Pode ser um bom momento para comprar algo especial na sua passagem pelo Chile com um preço bem mais em conta.

No mês de maio também há um feriado específico do Chile, o 21 de maio, dia das glórias navais.

A data é uma referência ao combate naval de Iquique, quando o capitão Arturo Prat morreu no naufrágio da embarcação Esmeralda.

Comentei essa história com a minha mãe que é historiadora e ela ficou intrigada: ué, comemoram uma derrota? Pois é...

Cerro Santa Lucia - Santiago


Nesse dia também o presidente em exercício faz um discurso onde apresenta o seu plano de governo para o ano e faz uma prestação de contas.

Esse feriado, para mim, é um saco porque cai um dia depois do meu aniversário e acabo não fazendo nada já que todo mundo viaja. Esse ano saí com um grupo de amigas, finalmente!

Junho


Como já comentei na abertura do post, em junho se celebra o Dia dos Pais no Chile, no segundo domingo do mês.

É um dia em que muita gente aproveita para almoçar fora e celebrar em família, apesar de ser menos referenciado que o Dia das Mães.

Julho


Assim como no Brasil, muita gente acha que tem feriado demais no Chile. Todo mundo faz piada com isso, mas se a gente considerar a larga jornada de trabalho dos chilenos (45 horas semanais), a quantidade de feriados está bem pouca na realidade.

Outra curiosidade é que a maioria dos chilenos não sabe explicar o motivo dos feriados. Isso acontece porque muitos deles estão relacionados a datas religiosas e a Igreja Católica anda com a bola bem murcha por aqui.

Em julho, há dois feriados religiosos: no dia 2, São Pedro e São Paulo, e dia 16, a Virgem del Carmen, padroeira do Chile.



Agosto


Em agosto, me dá um nó na cabeça aqui no Chile. Enquanto no Brasil, celebramos o dia dos pais no segundo domingo, aqui, a festa é das crianças!

O dia da criança é comemorado oficialmente na segunda quarta-feira do mês, mas para ficar mais fácil, sempre jogam a comemoração para o domingo!

Setembro


Se o dia da pátria é uma das datas mais sem graça e menos populares no Brasil, as “fiestas pátrias” de setembros são uma grande festa popular.

Parece o carnaval do Brasil: todo mundo bebe, dança e se diverte! Além disso, o comércio TODO fecha durante vários dias.

Nos dias 17 e 18 acontecem as comemorações das “fiestas pátrias” e no dia 19 é dia das Glórias do Exército. Os empregadores estão obrigados a cumprir esse feriado.

Então, já sabe, se você pretende vir ao Chile nessas datas, provavelmente não vai encontrar nada aberto.

Programe bem a sua viagem e aproveite para conhecer as tradições chilenas e visitar alguma “fonda” (a festa onde se come, bebe e dança durante as celebrações).

Puente Peatonal Condell - Santiago


Outubro


A festa do Dia das Bruxas, o tradicional Haloween, é muito mais forte aqui no Chile do que no Brasil, apesar de ser uma festa cada vez mais popular por aí.

Na noite do dia 31, a criançada sai mesmo fantasiada pedindo doces de porta em porta e durante todo o mês o comércio gira em torno dessa data.

É fácil encontrar fantasias, máscaras, sacolinhas para arrecadar doces e balas para abastecer a despensa e não decepcionar a criançada.

Já o dia do professor no Chile é celebrado no dia 16, um dia depois do Brasil, por conta da fundação do “Colegio de Profesores” (a associação de classe da categoria).

Como eu já expliquei anteriormente, não tem dia da criança no Chile em outubro porque a festa acontece em agosto!



Novembro


Outro mês em que temos diferenças com nossos vizinhos sul-americanos. Se no Brasil temos o tradicional dia de finados no dia 2, no Chile o feriado cai dia 1, dia de todos os santos.

Assim como no Brasil, todo mundo vai ao cemitério homenagear aqueles que já faleceram. E 2 de novembro, é o dia das igrejas evangélicas e protestantes, enquanto no Brasil o dia do evangélico cai no dia 30. Vai entender...

Dezembro


Calma, que o Natal e o Ano Novo são comemorados no mesmo dia nos dois países. Porém, o Chile tem um feriadinho a mais em dezembro.

Dia 8 de dezembro é dia da “Imaculada Concepción”, um feriado católico, que faz referência ao dia em que Maria (mãe de Jesus) começou a existir no ventre de sua mãe.

Nesse dia, há uma procissão até o “Santuario de Nuestra Señora Purísima de lo Vásquez” que fica na comuna de Casablanca a 32 quilômetros de Valparaíso.

Portanto, se você estiver por aqui nessa data, melhor evitar um passeio até a cidade patrimônio da UNESCO porque a Ruta 68 fica bem congestionada.

Providencia - Santiago


***

Provavelmente, se você perguntar a um chileno sobre cada um desses feriados, ele não vai saber te explicar, mas certamente vai saber que é feriado e como aproveitá-lo!

Gostaram desses dados? Foi útil para planejar a sua viagem? Se você tem dúvidas sobre esse post, deixe aqui seu comentário!

Comentários

  1. Boa tarde. Li seu blog e, preciso de uma ajuda. Preciso de um livro de português para estrangeiros e também uma gramática portuguesa. Onde poderei comprar ou pegar em uma biblioteca em Santiago? Grata. Glaucia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucia, tudo bem? Obrigada pelo seu comentário. Eu não poderia te indicar porque não compro em Santiago meus livros. O material que eu tenho, trouxe do Brasil. Trabalho com o libro Português para Estrangeiros, da Mercedes Marchant. Você encontra no site da Amazon: https://www.amazon.com/Portugues-Para-Estrangeiros-Mercedes-Marchant/dp/8574975281

      Excluir
  2. Tem erro ai,faltou o dia do trabalhador, nada abre em todo Chile.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, obrigada pelo seu comentário. O texto destaca os feriados diferentes do calendário brasileiro e internacional, mais típicos daqui. O dia primeiro de maio é uma data internacional, portanto, ficou de fora.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

20 anos sem meu pai