Termas El Plomo: um lugar perfeito para acampar no Chile


-->
Fevereiro já está terminando e ainda não publiquei nada nesse 2018. Foi um mês bem agitado por aqui durante as nossas férias.

Tivemos aventuras em solo chileno e brasileiro, por isso, hoje, quero dividir com vocês nossa aventura em família aqui.

Vou contar como foi a nossa experiência de acampar no Chile nas Termas El Plomo, pertinho de Santiago.

Termas El Plomo 

Onde fica?


As termas ficam na montanha a uma altura aproximada de 2.900 metros sobre o nível do mar e a 68 km da localidade de San José de Maipo.

Em 2010, quando morei pela primeira vez no Chile, San José de Maipo não era um destino muito popular entre os turistas brasileiros.

A maioria vinha para o Chile e fazia os passeios aos centros de esqui famosos (Farellones e Valle Nevado) para ter uma vista do alto da montanha. Poucos se arriscavam a ir a Cajón del Maipo e contemplar o EmbalseEl Yeso.

Hoje, isso mudou totalmente! Várias operadoras oferecem o passeio que é um dos mais populares entre os brazucas.

Não tem quem resista ao visual espetacular do principal reservatório responsável pelo abastecimento de água de Santiago.

A vista das montanhas envolvendo as águas cor turquesa realmente é inesquecível! É diante dessa paisagem que são oferecidas degustações de queijos e vinhos aos turistas.

O pessoal fica maravilhado e, claro, a sessão de fotos é sempre um sucesso! O que pouca gente encara, ou até mesmo conhece, são os passeios depois do Embalse El Yeso.

Cuidado na estrada!


Algumas empresas oferecem esse roteiro que só deve ser feito em carro 4x4, em qualquer época do ano. A estrada é bem acidentada e de cascalho.

Em alguns trechos, só é possível passar um carro de cada vez. Para chegar até as termas é preciso cruzar um rio, o que pode ser uma aventura perigosa em qualquer estação do ano.

Em geral, as visitas são apenas de bate e volta porque o local tem uma estrutura bem precária e não é para amadores. O valor da entrada é $ 6.000 (R$ 30 mais ou menos).

Mas se você quer mesmo acampar no Chile, esse pode ser o seu primeiro destino, já que o acesso não é tão difícil, considerando a proximidade de Santiago e o serviço oferecido pelas operadoras de turismo.

No nosso caso, alugamos um carro 4x4 na Chilean Rent aCar, onde normalmente contratamos esse serviço e nunca tivemos nenhum problema.

É uma locadora que tem lojas no aeroporto de Santiago, no bairro Bella Vista e no Centro, pertinho da nossa casa.

Eles trabalham com uma promoção de fim de semana, então, se você alugar o carro na sexta pode devolver na segunda e encontrar uma tarifa mais em conta.



O que você precisa levar?


Alugamos o carro na sexta e fomos para a casa de um amigo buscar todo o equipamento de camping que ele nos emprestou.

Tudo mesmo: barraca, mesa, fogão, colchão, etc. Como viajamos com uma criança menor de três anos, tínhamos que acampar no Chile com tudo o que era necessário.

Além da estrutura e de equipamento, tínhamos que levar desde coisas básicas como papel higiênico até medicamentos porque lá na montanha não tem onde comprar nada!

Partimos para a nossa aventura no sábado e, como não queríamos esquecer de nada (no final esquecemos de algo básico: fósforos), acabamos demorando a sair de Santiago. 

Resultado: chegamos às termas já no começo da noite. Conseguimos aproveitar a luz do dia para montar o nosso acampamento.

Onde instalar a barraca?


O local escolhido para instalar a barraca era próximo às piscinas, mas longe do barulho dos demais visitantes - e do banheiro também.

Sinceramente, para quem já acampou no meio do mato sem banheiro nenhum, esse não é um grande problema para mim.

Além disso, como desfraldamos a Gabi há pouco tempo, levamos o pinico dela e ela tinha seu próprio banheiro! Então, foi bem tranquilo.

Se você quer muito acampar no Chile e pretende encarar essa aventura, prepare-se! Nas Termas El Plomo tem banheiro, sim, e inclusive chuveiro, mas é com água fria! Fria não, gelada!

A estrutura rudimentar que foi montada no acampamento conta com sanitários e chuveiros, além de algumas torneiras para lavar louça e utensílios.

Perfeito para quem ama natureza


É uma opção de lugar para quem quer acampar no Chile bem perto da natureza e contemplar uma paisagem incrível com vista para o vulcão San José.

É graças ao vulcão que á água das termas é super quentinha e fica difícil sair depois de mergulhar o corpo inteiro! O ideal é deixar a toalha bem perto para se proteger do vento na saída!

As piscinas naturais não têm qualquer tipo de intervenção do homem. É fundo de pedra mesmo. São três poços com água bem quente e uma cachoeira, que - apesar da água morna - é ideal para lavar o corpo e retirar o excesso de enxofre.

Uma das piscinas tem bastante barro debaixo das pedras e o pessoal aproveita para fazer tratamentos estéticos naturais.

Como sou muito cética, não me aventurei a besuntar a cara de terra vulcânica, mas dizem que é muito bom! Um dos benefícios da lama termal é o combate a rugas de expressão!

Banho de lama termal vulcânica


Quais são os melhores dias para acampar? 

Chegamos no sábado à tarde e ficamos até segunda pela manhã, o que foi uma ótima decisão porque o local estava lotado!

As termas são muito procuradas por quem mora em Santiago nos fins de semana. Então, na segunda, sabíamos que estaria tranquilo e vazio para poder tomar um banho.

O único perrengue que passamos na viagem foi uma tormenta de vento que entrou na madrugada de domingo para segunda.

Imprevistos acontecem 


Depois que apagamos a nossa fogueira e fomos dormir, entrou um vento fortíssimo! Pensei que a barraca ia sair voando, mas o reforço garantiu a nossa segurança.

A Gabi acordou algumas vezes durante a madrugada e não percebeu em nenhum momento o que estava acontecendo! Uma verdadeira aventureira!

Nos divertimos muito em poucos dias num destino muito perto de Santiago perfeito para quem quer acampar no Chile, mas não tem tempo de esticar até o norte ou o sul.

O céu estrelado à noite vale qualquer sacrifício. É um espetáculo inesquecível, principalmente, para quem vive literalmente no meio da selva de pedra dos edifícios, como nós!

Noite de fogueira no acampamento 


Se depois de ler o post, você ficou animado em acampar no Chile nas Termas El Plomo e precisa de mais informações, deixe seu comentário que eu ajudo com muito prazer!

Espero que vocês tenham gostado e sintam-se inspirados a encarar uma viagem como essa. Lembrem-se de que o Chile é o melhor destino de aventura do mundo! Com certeza, esse título é por causa de lugares fascinantes como as Termas El Plomo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai