Maternar nesse mundo cão


Nos últimos meses, tenho assistido menos aos canais de streaming. Prometi que esse ano dedicaria mais tempo à leitura e menos para as telas, isso inclui não apenas redes sociais, mas também os filminhos e séries. Aliás, também coloquei como meta ir ao cinema mais vezes.

Sempre fui uma pessoa de ir ao cinema, hábito que consegui transmitir para a minha filha e só isso já me deixa muito orgulhosa. E isso diz muito do que eu penso sobre a maternidade e sobre ser mãe nesse mundo cão. Por isso, gostaria de recomendar com muito carinho que quem puder assista ao filme “Canina”.

Eu assisti na Disney e o que me interessou foi justamente um trecho do início do filme, a cena inicial. A Amy Adams é a protagonista da história, uma artista que agora se dedica integralmente à maternidade. O marido passa a semana fora trabalhando e ela fica em casa com o bebê.

Na cena em questão, ela encontra uma conhecida no supermercado que pergunta como vai a maternidade. Automaticamente ela discorre de forma muito sincera sobre o que a maioria das mães modernas sente durante o puerpério, com todas as verdades chocantes que ninguém quer te falar. Até que a amiga repete a pergunta e ela responde: tudo bem, eu amo ser mãe!

Mesmo que você não tenha filhos, ainda que não esteja nos seus planos ter filhos, assista. Vale muito a pena. Porque muitas vezes, quando uma mãe reclama da sobrecarga uma das coisas que as pessoas adoram falar é: ué, mas você não sabia que era assim? 

E sabe de uma coisa? Ninguém sabe como é até ser mãe. O filme faz um paralelo muito interessante a essa relação visceral entre mãe e filho, às mudanças que nós, mulheres, passamos mental e fisicamente depois da maternidade, da importância de resgatar sua nova essência.

Durante o parto nasce um bebê e uma mãe. Essa nova pessoa é quem precisamos conhecer. Muitas vezes isso significa se reinventar totalmente, em outras não muda tanto. Para cada uma é um processo. Cada mulher tem seu tempo. É tao intenso e tão louco, que realmente parece uma licantropia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

Um blog só meu