Um ano em quarentena

Um ano em quarentena

Esse fim de semana estivemos em quarentena total em Santiago e na região metropolitana. Não podemos sair de casa, apenas o comercio essencial funciona e para sair é preciso tirar uma autorização especial na delegacia virtual. Também completamos um ano desde que começou a quarentena aqui no Chile.




Quarentena total

Parece que foi ontem que voltamos das nossas férias no Brasil. Trabalhei durante uma semana e, na semana seguinte, nunca mais nossas vidas voltaram a ser como eram antes. Às vezes, tenho a impressão de que nunca sairemos da quarentena no Chile. Avançamos um pouco e logo tudo retrocede outra vez.

O governo começou a campanha de vacinação logo depois das férias quando deram autorização para todos viajarem dentro e fora do país. Poucas semanas depois, abriram os cinemas. Depois, anunciaram a volta às aulas presenciais. Não tinha como dar certo mesmo...





Receita desastrosa

Junte aí as pessoas que desde o princípio não cooperam, não usam máscara, não evitam aglomerações... é em difícil fazer a nossa parte enquanto vemos maus exemplos. Além disso, no Chile, o governo tem usado a pandemia como desculpa para manter a população em casa. Desde 2019 temos toque de recolher no Chile. Começou logo depois dos protestos de outubro, continuou em 2020 e com a pandemia, tornou-se uma medida permanente.




A vida depois da pandemia

A pandemia mudou nosso estilo de viver. Por aqui, já virou tradição no fim de semana passar um cantor de ópera na nossa rua. Ele para em alguns momentos, as pessoas aplaudem, ele agradece. Alguns contribuem com uma colaboração espontânea e ele segue cantando pelas ruas vazias de Santiago...

Enquanto não se ouvem vozes protestando na cidade por conta de tanta desigualdade e injustiça, a música entrega um pouco de paz, conforto e esperança de que tempos melhores podem vir algum dia. Com sorte, chegarão a nossa porta como o cantor de ópera.

* As fotos que ilustram esse post forma tiradas em maio de 2020, durante a quarentena total em Santiago.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai