Sem maniqueísmos

Está rolando a Rio +20, evento voltado para o debate sobre desenvolvimento sustentável. Apesar da proposta, ali, não há muito espaço para a divergência de ideias.

Quando se trata de alguns temas, como a preservação ambiental, o discurso é o do senso comum. Afinal, ninguém é contra a preservação do meio ambiente.

Cada um fica de um lado: quem defende o meio ambiente e... o resto do mundo. É com esse mesmo espírito que algumas pessoas tentam defender Brasília.

O discurso fica tão chato, quanto o da gauchada bairrista, que divide tudo: gremista e colorado, chimango e maragato, direita e esquerda. Que preguiça...

Na realidade, o que Brasília tem de melhor é justamente a diversidade. Quando as pessoas começam com um discurso muito puritano, me cansa.

A cidade é ótima como tantas outras. Todas as cidades têm coisas boas e ruins. Têm atrativos e problemas. Normal!

Gostaria de deixar claro que não estou apenas indo embora de Brasília, mas voltando para Porto Alegre, minha cidade natal.

Claro que vou voltar a Brasília outras vezes. Tenho vários amigos queridos aqui. E é deles que vou sentir saudade, mais do que qualquer coisa bacana de BSB.

Foi essa mesma relação que estabeleci com Porto Alegre. Sinto falta mesmo é da minha família, dos amigos que ficaram no paralelo 30.

Vou sentir falta de algumas coisas de Brasília, assim como estranhei tantas outras quando cheguei aqui. É normal.

Bacana mesmo é a gente estar sempre com a alma aberta para acolher e receber cada lugar por onde a gente passa.

Com esse espírito desbravador conseguimos sobreviver em qualquer lugar. Mas é importante manter a alma inquieta e pronta para o novo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai