Visita a Fuerte Bulnes e à comuna de Rio Verde

Ontem, a Gabi lembrou de uma das histórias divertidas que tivemos durante a nossa viagem de férias. Então, eu lembrei que faltam vários textos ainda para serem publicados. Passamos dois fins de semana na região de Magallanes. No primeiro, fomos a Torres del Paine: No segundo, visitamos o Fuerte Bulnes e a comuna de Rio Verde. As duas atrações turísticas no entorno de Punta Arenas, onde ficamos hospedados.

Fuerte Bulnes

O Fuerte Bulnes fica dentro do Parque del Estrecho de Magallanes. O lugar reúne algumas construções onde os primeiros colonizadores europeus se instalaram quando chegaram na região. As instalações já passaram por várias recuperações, obviamente, desde que o Parque foi inaugurado.

Algumas das casas de madeira estavam fechadas por conta do risco de dano ao patrimônio, já que hoje é uma área protegida. O espaço conta com uma boa estrutura para os turistas. O valor da entrada para adulto era de seis mil pesos chilenos (residentes) e a Gabi, por ser menor, pagou metade.

Entrada Fuerte Bulnes

Dali, tem um trecho de terra em boas condições até o ponto de partida para percorrer o parque caminhando. São varias trilhas, todas com mirantes ao longo do caminho e de fácil acesso, inclusive, para pessoas com cadeira de rodas. Logo que chegamos, um guia nos explicou as rotas disponíveis.

Depois que estivemos no parque, um amigo de Punta Arenas comentou que no local onde funciona a cafeteria tem uma mini palestra com uma explicação sobre o lugar e as trilhas. Esse espaço concentra também o estacionamento, os banheiros e áreas de pic nic.

Vista no Fuerte Bulnes

Nossa intenção era fazer a trilha do Farol San Isidro, mas com criança e por conta do horário em que chegamos ao parque, acabamos desistindo da ideia. Não é uma trilha muito pesada, mas é entre as pedras e o ideal é ir pela manhã. Saímos cedo de casa, mas fizemos uma parada no caminho, que valeu a pena.

Fomos no Café Carretero que serve “once magallánica”. A gente almoçou nesse lugar que é uma gracinha! Tomamos um café de grãos moídos na hora, comemos um típico sanduíche chileno e seguimos viagem ao Fuerte. Esse passeio tomou o nosso sábado inteiro e, na volta, encaramos um pouco de chuva na estrada.

Jardim do Café Carretero

No dia seguinte, domingo, partimos cedinho a um passeio na comuna de Rio Verde. É um povoado que, na realidade, não tem grandes atrativos. Mas o caminho até lá é lindíssimo! Segundo a Wikipedia, o território insular corresponde principalmente à Ilha Riesco, separada do continente pelo Seno Skyring ao norte, o Seno Otway ao sul e o estreito Canal Fitz Roy a leste. Resumindo, ao longo da viagem tem muito vento, água e verde.

Em Rio Verde, visitamos o principal atrativo local, já que era domingo, e estava tudo fechado! O santuário da Vigem Monsterrat que tinha recebido uma procissão no fim de semana anterior à nossa visita. Nesse lugar tem uma cachoeira bem bonita onde os fieis deixam suas oferendas. No caminho de volta, foi que a gente viveu uma das histórias mais divertias da nossa viagem.

Santuario de la Virgen Montserrat

A Gabi estava com vontade de ir ao banheiro e não para fazer o número 1, mas o 2! Imaginem ter que parar no meio da estrada, no frio, sem absolutamente nada! O Cristián pediu para ela segurar um pouquinho e foi avançando, tentando encontrar um ponto de ônibus. Acontece que nessa região tem muito vento, então, as paradas são sempre umas casinhas bem protegidas. Pelo menos, teria uma parede para proteger um pouco do vento...

Quando ele avistou um ponto de ônibus, ela já estava no limite! Paramos o carro e para nossa surpresa ao lado da parada tinha um banheiro de madeira, desses antigos que se usam na roça, com o banco de madeira e aquele buraco no meio! Vocês devem estar rindo que nem eu, mas foi uma tremenda sorte!

Apesar do fedor horrível, a Gabi pode cagar em paz no meio do nada! A nossa sorte é que sempre andamos com lencinhos umedecidos na bolsa e papel higiênico, então, tirando o cheiro forte, deu tudo certo!

Na volta de Rio Verde, fizemos um caminho diferente. Pegamos uma estrada e saímos mais adiante, como se fôssemos para Natales, mas seguimos de volta rumo a Punta Arenas. No caminho, tudo fechado, nenhum lugar para comer nada. Chegamos em casa morrendo de fome! Levamos lanchinho, mas faltou algo mais contundente! Nossa sorte é que voltamos cedo porque nesse dia fomos na casa de um amigo do Cristián para comer umas pizzas.

Assim, terminamos nosso segundo fim de semana em Punta Arenas. No próximo post, vou contar sobre os nossos passeios na cidade que foram incríveis e renderam fotos sensacionais! Tenho certeza de que muitos de vocês vão querer visitar essa região do Chile depois de lerem o texto e verem as imagens. Me aguardem!