Presentes, vacina e eleições

Ontem foi o Dia das Mães aqui no Chile, assim como no Brasil e em vários lugares do mundo. É uma data super mega celebrada por aqui. Tanto é assim que o governo do Chile aproveitou para anunciar no mesmo dia a lei que permite registrar o sobrenome da mãe primeiro, igual ao Brasil.


Isso mesmo. No Chile, o sobrenome do pai vai primeiro e isso é considerado mais um traço do machismo e do patriarcado. Portanto, logo depois do anúncio da nova lei muita gente usou as redes sociais para declarar que iria buscar um meio legal de usar o sobrenome da mãe antes do sobrenome paterno. 


Aqui em casa, fui bem celebrada. A Gabi estava super animada e cheia de segredinhos com o pai dela. Mas domingo de manhã cedo, antes de eu sair para correr, ela acordou e me contou em segredo tudo o que estava programado (quer dizer, quase tudo).


Me contou que tinha um balão e um presente escondido dentro do roupeiro dela. Me falou, ainda, que ela tinha preparado um cartão para mim. Fui dar minha corrida matinal, voltei e tava tudo pronto.


A mesa posta para a gente comer panquecas juntos e uma sacolinha com os presentes e um balão vermelho em formato de coração escrito “Te amo”. Adorei a surpresa! O cartão ela fez com a ajuda da filha de uma amiga que veio aqui em casa na sexta e escreveu uma mensagem super fofa!


Os presentes foram comprados numa feira que estava rolando no parquinho onde eles costumam brincar durante a semana. Adorei porque foram presentes de pequenas empreendedoras, ou seja, presentes com sentido.


Ganhei uma linda mandala com um mosaico maravilhoso em formato de filtro dos sonhos. Também me deram de presente um jogo de porta copos com imagens de gatinhos feito em resina e madeira, super artesanal. Até as embalagens dos presentes eram nessa onda, o que me fez curtir mais ainda.


Foi um domingo para fechar a semana com bastante amor, depois de muitas e intensas emoções. Começamos com o pé direito na segunda-feira passada. A Gabi adorou ir ao colégio e curtiu muito voltar às aulas presenciais. 


Logo depois que a deixamos para o primeiro dia de aula na escola nova, fomos no posto de saúde para eu tomar a minha primeira dose da vacina. O local fica em frente a um bar que eu adoro e onde já fui com minhas amigas e passei momentos muito divertidos, o Café Palermo.


Do outro lado da rua, numa esquina, também funcionava um bar que eu nem lembrava de ter ido, o Rapa Nui. Fui uma vez com uns amigos em 2010 e gostei muito do local, achei bem charmoso, com as mesinhas de madeira e o piso quadriculado preto e branco. Por causa da pandemia, o bar fechou e continuou com as portas abertas, mas agora eles vendem almoços. 


Já tava esquecendo do ponto alto do dia da vacina. Foi na hora da fila, enquanto avançava lentamente. Uma funcionária me abordou: quantos anos você tem? Respondi: 44. Ela pediu a identidade. Claro que sim, respondi e entreguei o documento. A menina ficou um bom tempo em silêncio e olhou para a colega, finalmente, e disse: ok, eu tava fazendo a conta mentalmente par ver se era mesmo 44. Pense numa pessoa feliz: vacinada e jovem! 


A semana começou bem, mas lá pela quinta-feira (dia danado esse), eu e Cristián sempre temos algum estresse. Geralmente, por uma bobagem, mas é incrível como são coisas que sempre ficam tensas, o que eventualmente acaba com o nosso fim de semana.


Fomos salvos na sexta-feira pela visita de um casal de amigos queridos que a gente não via há muito tempo. Eles vieram conhecer o “novo” apartamento e como eles são muito queridos, o clima ficou mais leve.


A gente riu, conversamos, relembramos velhas histórias, nossas filhas se divertiram apesar da diferença de idade. Enfim, deu aquela mexida na energia que era necessária para melhorar o astral da casa.


Também deve ser influência dos óleos essenciais que comprei de uma amiga muito querida.  Comprei justamente pensando em melhorar o clima da nossa casinha já que passamos muito tempo aqui dentro por conta das eternas quarentenas.


No próximo fim de semana, tem eleições aqui em Santiago. Eu voto e aí depois conto para vocês como foi. Vamos escolher governador, prefeito, vereador e representante na constituinte que vai redigir a nova constituição. Acho que já falei aqui que meu voto é somente em mulheres na esperança de equilibrar um pouco a balança do jogo político. 


Você já perceberam que esse ainda é um longo caminho a percorrer aqui haja visto a lei aprovada justo no dia das mães. 

Comentários

  1. Anos atrás você disse, numa de nossas sessões, uma frase que me marcou pra sempre: "amigos que são muito queridos". Imagino que tenha sido a primeira vez que 'ouvi' no contexto certo. Só sei que, toda vez que leio, ouço ou uso este termo, isso me remete a você. Fico feliz em ter aprendido isso contigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. own, Ricardo, que legal! e eu o tanto que aprendi com você! nada mais que agradecer e lembrar sempre com carinho desse período que foi super importante na minha trajetória. beijo grande e a felicidade é recíproca por tudo o que aprendi contigo ❤️

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai