Muda mundo, please!

Ontem, escutei aqui na rádio uma das minhas músicas favoritas do Pink Floyd, Comfortably Numb. E aí, instantaneamente, me transportei para Brasília.

Viajei no tempo alguns anos atrás, num daqueles domingo maravilhosos na casa dos meus queridos amigos e vizinhos, Myla e Bruno.

Tudo o que a gente precisava era do DVD do Live 8, boa comida e vinho. A gente passava o dia conversando, cantando e rindo.

Me emociono só de lembrar dos amigos tão queridos que deixei para trás. E dói muito não ter feito ainda amizades tão lindas assim aqui.

Aliás, minha reflexão naquele instante foi mais profunda ainda. Calculo que esse dia que ficou na minha memória afetiva já deve ter passado há uns oito anos.

É muito tempo. E nesse período como é triste constatar que o mundo mudou e está muito pior. Não estou falando da minha vida aqui no Chile, mas da vida em geral.

Lembro que quando estava em Brasília, nos últimos anos em especial, conheci tanta gente ruim, ambiciosa e invejosa.

Pensava comigo: isso está acontecendo para me preparar para a vida, para coisas piores. É exatamente isso o que eu penso hoje.

Desde que cheguei no Chile, conheci tanta gente ruim, invejosa, negativa, gente ruim mesmo.

Não estou falando dos chilenos, estou falando de pessoas em geral. Porque nesse meio tem de tudo, inclusive, brasileiros.

Esse não é um texto xenófobo. É um desabafo triste e angustiado de alguém que se preocupa com o mundo e os seres que o habitam.

As pessoas estão cada vez mais egoístas, isoladas, apegadas a si, desconectadas do mundo e dos demais seres vivos. Esqueceram que precisamos do outro para viver.

E isso é muito triste. Por isso, o mundo está essa bagaceira toda. E não vai melhorar enquanto a gente não melhorar por dentro.

Não basta apenas com “Fora Temer, Fora Trump”. Precisamos de um “Fora Ódio, Individualismo, Intolerância, Inveja, Materialismo”.

É muita coisa né? Mas tem ainda o pensar fora da casinha que está faltando muito hoje.

A música, a literatura, a dramaturgia... as artes, em geral, são uma válvula de escape e um convite a pensar em tempo tão sombrios.

Portanto, prepare-se para a sua revolução interna. Leia, medite, viaje, escute música... Não fique parado esperando que o mundo vá mudar na frente da tela do seu computador.

Quando a gente menos espera, o tempo já passou. E a hora é agora. Ahora es cuando.
-->

***


Comentários

  1. Bela querida, aquelas tardes nunca mais aconteceram, acredita? Também me lembro delas com tanto carinho, de você, sempre... Tudo mudou, por aqui também. Só o que fica é o carinho enorme e as saudades de você, querida amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino, Myla! Tudo muda né? Algumas coisas para melhor. Saudades mil! Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai