A última despedida

Essa foto foi tirada em fevereiro de 2003, na véspera da minha mudança para Brasília. Meu pai tinha terminado o tratamento contra o câncer e estávamos todos felizes celebrando.

Esse dia foi muito especial. Era verão. Fazia calor. Chamei alguns familiares e amigos e fizemos um galeto de despedida.

Meus pais me apoiaram bastante na minha decisão. Eu estava desempregada e numa situação financeira bem difícil.

Aceitei ir pra Brasília porque queria encarar novos desafios. O salário não era nada tentador, mas era um começo.

Foi uma despedida animada, divertida, com muita alegria. Nada de tristeza e de lágrimas. Uma despedida cheia de alegria.

Que bom se a gente pudesse ter todas as despedidas assim. Imaginem se os velórios fossem uma festa?

E se o enterro tivesse banda de música? E se a música fosse a mais animada e não triste e melancólica?

Pois depois de 12 anos, quero lembrar desse 22 de agosto tão triste, frio e melancólico como um dia que marcou profundamente a minha vida.

Mas não quero reviver aquela tristeza. Decidi reviver a alegria da minha última despedida de verdade do meu pai.

Porque quando eu cheguei ao hospital meu pai estava em coma induzido. Eu não o vi consciente. Portanto, essa despedida não conta.

Por outro lado, naquele fevereiro de 2003, a nossa despedida foi tão divertida, tão gostosa e celebrada, que dá gosto de lembrar.

Naquela ocasião nenhum de nós pensava sequer na palavra metástase, nem em quimio, muito menos no fim da luta pela vida.

O pai morreu, mas ele vive em cada uma das filhas e netos. E o sorriso do guatemalteco, do Marroquin, do Meme segue vivo e sobrevive a cada geração nessa família.



***




Comentários

  1. Oi você que não conseguiu publicar seu comentário! A partir de agora vou deixar sempre um comentário no post e aqui mesmo você responde ok? Também retirei a moderação de comentários para facilitar. Obrigada pela audiência!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai