Como sobrevivi ao jogo Brasil x Chile

Nem bem me recuperei do susto do jogo entre Brasil e Chile e amanhã já tenho mais um jogo para testar a minha pressão: Brasil e Colômbia.

Os chilenos não gostam muito dos colombianos que moram aqui. Costumam reclamar que eles trouxeram o tráfico de drogas e a violencia para o Norte do país.

Apesar disso, tenho certeza de que amanhã o Chile inteiro vai torcer pela Colômbia. Existe um baita ressentimento não apenas pelo último jogo contra o Brasil, mas pela história da disputa entre as duas equipes.

Não foi a primeira vez que o Brasil eliminou o Chile nas oitavas durante uma Copa do Mundo.  Esse acúmulo de frustrações gerou um clima nada amistoso nos dias que antecederam ao jogo.

O consulado brasileiro no Chile recomendou aos brasileiros que evitassem sair 72 horas depois do jogo.

A medida de precaução foi tomada porque depois do jogo Holanda e Chile, várias pessoas saíram pelas ruas destruindo o que encontravam pela frente.

A imprensa chilena também ajudou bastante a alimentar o clima de guerra.  As denúncias de que a arbitragem poderia favorecer a equipe do Brasil foram tema da coletiva do Felipão na véspera do jogo.

O assessor de imprensa da CBF respondeu a um jornalista chileno e cortou o assunto. Os chilenos não gostaram nada da resposta atravessada e do pito em frente a toda a imprensa internacional.

A resposta veio durante o jogo Brasil e Chile. No camino para o vestiário, a comissão técnica iniciou uma briga que levou à suspensão do assessor da equipe brasileira.

Na lista do FB, dos brasileiros no Chile, também ficou claro o clima de ressentimento que existe entre chilenos e brasileiros quando se trata de futebol.

Uma brasileira relatou que tinha sido obrigada a descer de um táxi quando o motorista descobriu que ela era brasileira.

Diante de toda essa tensão, no dia do jogo do Brasil eu estava bem nervosa. Não encontrei nenhum site da internet para ver o jogo on line.

Me recuso a ver as transmissões da TV chilena de qualquer jogo em geral, em especial, os do Brasil, ainda mais contra o Chile.

Os locutores são descaradamente parciais e torcedores.  Acompanhei todo o jogo no site da Globo.com, conforme atualizavam os lances.

Também escutei pelo rádio cum baita atraso na transmissão. Na hora dos pênaltis, eu e meu amor, decidimos assistir juntos e abraçados às cobranças.

Quando terminou, fiquei aliviada e ele, triste. Santiago inteira ficou em silêncio. Como em 2010, quando eu estava aqui.

Foi um jogo tenso. Até o Felipão e os jogadores estavam uma pilha de nervos! Amanhã, tem mais sofrimento!

***
Vi que alguns amigos estavam publicando um post em solidariedade aos chilenos pelas vaias durante o hino.

Não vejo motivo para isso. Grande parte dos chilenos que abordaram esse assunto na nossa lista deixou claro que se fosse ao contrário, eles fariam o mesmo.

Tenho um aluno espanhol que trabalha num banco aqui. Ele disse que ficou impressionado com a reação dos colegas depois do jogo que eliminou a Espanha da Copa.

Quando se trata de futebol, os bons modos ficam em casa. E aqui no Chile não é diferente.
***
Demorei bastante para atualizar o blog porque estou super gripada desde que voltei do Brasil. Espero, em breve, retomar meu ritmo normal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai