Por un verano sin neura!

O governo do Chile lançou uma campanha há uns dois meses para incentivar hábitos saudáveis. O lema da campanha é "por un verano sin polera".

A tradução literal seria "por um verão sem camiseta". Ou seja, se você está alguns quilinhos acima do seu peso normal, não tire a camiseta, por favor!

Vocês pensam que é exagero e implicância minha né? Mas não é, não. No meu primeiro verão aqui no Chile deu para sentir a diferença com o Brasil.

No Brasil, a praia é um espaço democrático. Isso se traduz em milhares de pessoas usando biquínis, maiôs, sunga... sem se preocupar com uns quilinhos a mais.

Mais importante: sem se preocupar com a opinião dos outros. Sim, porque essa também é uma obsessão chilena.

Você pode até ter coragem de se jogar na praia de bíquini e exibir suas pelancas, mas pode ter certeza de que não vai faltar gente pra criticar.

Quando eu fui à praia no verão, fiquei chocada com a quantidade de pessoas vestindo roupa.

Não é por causa do frio. É vergonha do corpo. Pura neura. Precupação com a opinião alheia. Nada a ver. Receita certa de infelicidade!

Eu não tenho um corpo perfeito, mas  não estou nem aí se as pessoas vão falar da minha celulite. Eu quero mesmo é ser feliz, curtir a praia e o mar. Pronto.

Eu sempre achei que nós, brasileiros, éramos muito cheios de pudor com nosso corpo. Achava o máximo os europeus e suas famílias inteiras na sauna coletiva.

Os chilenos nos superaram. Vestir roupa na praia por vergonha do corpo ou por medo da opinião alheia é o supra sumo da infelicidade.

Não dá pra ser feliz assim. O poeta Vinícius de Moraes disse certa vez que "beleza é fundamental". E quem sabe o que é o belo?

Magreza não é sinônimo de beleza e a beira da praia não é uma passarela de concurso de beleza. É lugar de ser feliz!

Por isso, o lema da campanha do governo chileno deveria ser: por un verano sin neura!  Prontofalei!

Comentários

  1. Grande post, Bela! Essa neurosa com o corpo perfeito (assim como o que é a beleza, o que seria o corpo perfeito?) não faz ninguém mais feliz. São padrões sobre-humanos pra gente que mal anda conseguindo desfrutar de sua pobre condição humana... Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias Myla! Esses padrões neuróticos estão bem longe da realidade e da felicidade. Beijão

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai