Por un verano sin neura!
O governo do Chile lançou uma campanha há uns dois meses para incentivar hábitos saudáveis. O lema da campanha é "por un verano sin polera".
A tradução literal seria "por um verão sem camiseta". Ou seja, se você está alguns quilinhos acima do seu peso normal, não tire a camiseta, por favor!
Vocês pensam que é exagero e implicância minha né? Mas não é, não. No meu primeiro verão aqui no Chile deu para sentir a diferença com o Brasil.
No Brasil, a praia é um espaço democrático. Isso se traduz em milhares de pessoas usando biquínis, maiôs, sunga... sem se preocupar com uns quilinhos a mais.
Mais importante: sem se preocupar com a opinião dos outros. Sim, porque essa também é uma obsessão chilena.
Você pode até ter coragem de se jogar na praia de bíquini e exibir suas pelancas, mas pode ter certeza de que não vai faltar gente pra criticar.
Quando eu fui à praia no verão, fiquei chocada com a quantidade de pessoas vestindo roupa.
Não é por causa do frio. É vergonha do corpo. Pura neura. Precupação com a opinião alheia. Nada a ver. Receita certa de infelicidade!
Eu não tenho um corpo perfeito, mas não estou nem aí se as pessoas vão falar da minha celulite. Eu quero mesmo é ser feliz, curtir a praia e o mar. Pronto.
Eu sempre achei que nós, brasileiros, éramos muito cheios de pudor com nosso corpo. Achava o máximo os europeus e suas famílias inteiras na sauna coletiva.
Os chilenos nos superaram. Vestir roupa na praia por vergonha do corpo ou por medo da opinião alheia é o supra sumo da infelicidade.
Não dá pra ser feliz assim. O poeta Vinícius de Moraes disse certa vez que "beleza é fundamental". E quem sabe o que é o belo?
Magreza não é sinônimo de beleza e a beira da praia não é uma passarela de concurso de beleza. É lugar de ser feliz!
Por isso, o lema da campanha do governo chileno deveria ser: por un verano sin neura! Prontofalei!
Grande post, Bela! Essa neurosa com o corpo perfeito (assim como o que é a beleza, o que seria o corpo perfeito?) não faz ninguém mais feliz. São padrões sobre-humanos pra gente que mal anda conseguindo desfrutar de sua pobre condição humana... Beijão!
ResponderExcluirGracias Myla! Esses padrões neuróticos estão bem longe da realidade e da felicidade. Beijão
Excluir