Sossego


Hoje é domingo, dia em que muita gente está descansando depois de uma semana intensa de trabalho. Outros estão procurando emprego em classificados de jornais ou em portais de emprego na internet.

Sou uma dessas milhares de pessoas. Apesar de já estar trabalhando no Chile como professora de Português, continuo me candidatando a vagas para jornalista.

Na última sexta-feira, participei de mais um processo seletivo. Já fiz tantas entrevistas aqui que acumulei alguns episódios e causos para escrever um post.

O que mais me chamou a atenção aqui foi a complexidade dos processos seletivos. A seleção começa sempre com uma primeira entrevista, geralmente, com um psicólogo.

Nessas entrevistas, em duas ocasiões, tive que fazer um teste de Rorschach. Eu só descobri sobre esse teste depois de fazê-lo.

Fiquei curiosa e resolvi pesquisar o signficado daqueles borrões que mostram pra gente e perguntam o que a gente vê naquilas figuras. Meu Deus!

Consultei uma amiga que estuda Piscologia e ela me disse que esse é um teste bem antiguinho... É bem a cara do Chile utilizar um teste convencional.

O fato é que na primeira vez em que fiz o teste me saí muito mal, tenho certeza. Porque fui pesquisar o signifcado das figuras e qual é a melhor resposta.

Como se tratava de uma entrevista para um canal de TV esportivo, eu disse que via dois meninos jogando futebol. Depois, descobri que aquela lâmina falava sobre a sexualidade...

Imagina o que a psicóloga pensou de mim... No mínimo, deve ter me achado uma depravada, para não dizer que me considerou pedófila...

Outra coisa que me chama a atenção aqui é que nunca te dizem o salário. Ou seja, você está concorrendo a uma vaga de emprego.

Você quer trabalhar? Então, se você conseguir passar por todas as etapas e se tiver a honra de ser selecionado, aí sim, vamos dizer quanto iremos te pagar. É mole?

Também me pareceu bem diferente o fato de que nunca te avisam quando você foi não foi selecionado. Descobrir a razão pelo qual foi rechacado? No way!

Lembro que como coordenadora de imprensa, várias vezes, tive que selecionar jornalistas para a minha equipe.

Sempre tive a delicadeza de pedir às secretárias que ligassem para os candidatos que não tinham sido selecionados para agradecer e avisar que a vaga tinha sido preenchida.

Numa das entrevistas que eu fiz, fiquei realmente confusa. Me mandaram um email agradecendo pela participação no processo seletivo e informando que, infelizmente, eu não tinha sido selecionada.

Ah, ok, pensei. Dois dias depois, recebo um telefonema me chamando para uma capacitação.

Na realidade, era só para cobrir folgas e eu não tinha interesse nessa vaga, mas achei tão confuso aquilo tudo que imagino que é por isso mesmo que eles nem agradecem quando você não é selecionado.

Com tanta confusão, é melhor manter o ritmo desacelerado e curtir um pouco a vida. Depis de tantos anos trabalhando, agora, quero sossego, como já dizia Tim Maia!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai