Um verão no Chile


Vir morar no Chile no início do verão foi a melhor ideia que eu já tive. Na realidade, não foi nada planejado, mas muito bem acertado.

Simplesmente nem penso no rigoroso inverno chileno. Impossível pensar nisso diante dos 35 graus que enlouquecem os santiaguinos.

Eu já tinha vindo para cá no verão, mas nunca tinha passado um verão inteiro no Chile. Também nunca tinha saído de Santiago nessa época do ano.

Esse ano foi diferente. Passei três dias maravilhosos em Valparaíso. Fui com uma prima e o filho dela.

Alugamos um carro e nos hospedamos em Valpo. De lá, fomos a Viña del Mar para curtir a praia. Aproveitei para encontrar uma amiga jornalista super querida.

Também passeamos pelos vinhedos do Vale do Colchagua. Peguei algumas dicas com minha amiga chilena que é natural da região.

Ela me indicou quais das vinhas eram mais caras e quais saíam mais em conta. Fizemos uma degustacão deliciosa na Vinha Casas Del Bosque.

O lugar é maravilhoso, mas o almoco lá era muito caro. Optamos por almocar em outra vinha, Morandê.

Comprei poucas garrafas de vinho e somente na Casas Del Bosque. Uma dica para quem gostaria de fazer esse tour: tem muito caca níquel.

Ficamos num hotel boutique maravilhoso em Valparaíso, no Cerro Bella Vista. Comemos muito bem e barato.

Foi difícil voltar a Santiago e encarar novamente o calor e a dura realidade...

Curtindo a vista do Hotel em Valpo
Na semana seguinte, outra escapada. Desta vez, rumo ao litoral, pela Rota 5 Norte. O destino: Pichidangui.

Os nomes das praias no Chile são o único resquício do povo mapuche que restou nesse país. Várias praias comecam com Pichi alguma coisa. Pichi quer dizer bahia.

Ficamos quatro dias esperando pela chegada do sol que não quis aparecer. Preferiu ficar queimando a cabeca dos santiaguinos enquanto nos refrescávamos nas águas geladas do Pacífico.

Fomos a praia todos os dias. Corri. Comi muito cuchufli (é uma micro casquinha, em formato de tubo com recheio de doce de leite). Tomei banho de mormaco. Descansei.

Passados esses dias de férias e de agito, ainda me sinto cansada. Janeiro foi um mês intenso e estressante. Agora, de brinde, ganhei uma herpes na boca.

Cometi o grave erro de não trazer uma pomada do Brasil. Agora, estou tratando com gelo porque aqui no Chile aciclovir é vendido somente com receita médica...

Em fevereiro, espero mais visitas por aqui. Estou desbravando o Chile cada vez mais e garanto que é um país muito charmoso e divertido.


Comentários

  1. Se o gelo não resolver me avisa, te mando pelo correio!!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Myla! Além do gelo, pesquisando na internet, descobri que o mel também ajuda a cicatrizar. Está melhorando! Hoje, minha sogra super fofa me mandou uma mensagem dizendo que comprou aciclovir pra mim. Own!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai