No trem do recuerdo


Uma das coisas mais bacanas de ser estrangeiro em qualquer lugar do mundo é a minha confortável condição de curiosa pelas coisas desconhecidas.

Aqui, no Chile, descobri que existem vários passeios de trem. Como nunca tinha viajado em trem, pensei que essa era a grande oportunidade.

O sonho ficou bem perto da realidade depois que meu amor cobriu a viagem inaugural de uma linha para o Sul.

Sabendo da minha vontade de viajar de trem, ele fez alguns contatos e conseguiu uma cortesia para nós dois.

No sábado, então, pegamos o trem “del recuerdo”, que parte da estação central rumo a San Antonio, cidade portuária no litoral chileno.

A viagem é linda! O trem antigo pertence à Empresa de los Ferrocaliles del Estado, que junto com a Associação de Patrimônio Ferroviário, organiza a viagem.

É um passeio histórico porque foi desativad há 20 anos. Ali é possível percorrer 110 quilômetros entre a capital do Chile e o litoral.

No caminho, é lei abanar para quem está pelo caminho. Os motoristas, por sua vez, buzinam e fazem a maior festa quando vêem o trem passando.

No início e no fim da viagem um alerta: janelas com vidros fechados para desviar das pedras de quem não curte muito ver o trem passando.

Nem todos os carros do trem são exatamente iguais: alguns foram construídos na década de 20, outros na de 50.

A descarga dos banheiros não funciona, mas é quase impossível perceber porque um funcionário cuida impecavelmente da limpeza a toda hora.

O servico de bordo é muito melhor do que de qualquer companhia aérea. Café, chá, suco, sanduíche e bolinho. Tudo servido com muita simpatia.

A viagem de trem é mais legal pela cumplicidade dos passageiros: todo mundo grita quando o trem entra num túnel completamente escuro!

Quando o trem chega no desitno final, todo mundo bate palma para o condutor! As famílias jogam cartas, os casais namoram, as criancas vibram.

Adorei viajar de trem e jamais vou me esquecer dessa viagem. Mesmo proque é uma atividade de verão bem exclusiva. A última viagem está programada para o dia três de março.

Minha primeira viagem de trem

Comentários

  1. Quase fui junto de tanto que queria que você fosse - rs! Que bom que valeu a pena, querida! Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Bah, super valeu, Myla! Adorei! Beijao

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei ler sua experiência. Gostaria que poder conversar mais com você sobre esse passeio e saber se vc tem sugestões do que fazer no tempo em que se está em san antonio. Agradeço se puder me dar um help... Abraços, vanessa (vanessa.fono@terra.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Vanessa! Obrigada! Te mando, sim, algumas dicas de San Antonio, mas posso adiantar que é um balneário bem simples e que a praia é usada para pesca, ou seja, ninguém toma banho de mar. Em compensação, é um lugar bacana para um passeio de barco!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai