Meus amigos vão comigo

Hoj li um artigo na internet sobre a dificuldade de se fazer amizades na vida adulta. É fato, comprovado. Quando estava na faculdade, minha mãe costumava dizer que é nessa época que fazemos as verdadeiras amizades. Não concordo. Fiz grandes amizades na minha infância e adolescência e tem sido muito difícil manter vínculos com amigos nos dias de hoje.

Recentemente, voltei a freqüentar as redes sociais e agora retomei o blog. São ferramentas da tecnologia que ajudam a manter contato com quem está longe ou perto.

Nada disso substitui o contato pessoal, cada vez mais difícil. Muito mais do que o isolamento da vida adulta, acredito que é nessa fase que temos coragem para dizer o que pensamos.

Essa vontade de manifestar o livre pensamento faz com quem muitas vezes a gente diga coisas que o outro não quer ouvir. Acredito que esse é o motivo da dificuldade nas amizades da vida adulta.

Se quando somos mais novos, estamos preocupados em não magoar os sentimentos dos nossos amigos, escolhendo as palavras, calculando os passos, na vida adulta, as palavras fluem naturalmente.

O fato é que apesar de vivermos num mundo globalizado, onde pregamos diariamente o respeito ä diversidade, temos uma dificuldade imensa em lidar com as diferenças.

As amizades não sobrevivem à intolerância. Fica o dito pelo não dito. Perdi a conta da quantidade de pessoas que conheci nos últimos anos e com as quais nunca mais troquei uma palavra, assim, da noite para o dia. Foram várias...

Nesses anos de Brasília, conheci muita gente interessante e fiz algumas amizades de verdade. Tenho orgulho das poucas amizades que fiz por aqui. Estou segura de que esses relacionamentos vão seguir apesar da distancia e das circunstâncias da vida.

Vocês, meus queridos amigos, vão comigo para onde quer que eu vá.

Comentários

  1. Bela querida, penso muito nisso...acho que pra quem sai da terra natal isso fica ainda mais evidente. As amizades partem do zero, as pessoas não têm vinculos prévios, não conhecem a sua história, a sua cultura. No início é um esforço enorme. Com o tempo confesso que fiquei cansada e vou deixando as pessoas fluirem na minha vida. O isolamento faz parte da vida adulta mesmo, são tantas coisas pra dar conta não é? E com filho então...mesmo de férias aqui na Bahia, perto de amigos de longa data os encontros demoram a acontecer por que estão todos sempre muito ocupados. Acho que a dica para essa fase da vida é relaxar quanto às expectativas com relação ao outro e curtir os encontros quando são possíveis. Tão bom ver aqui as suas fotos, as suas andanças, as suas idéias, saber que nossos caminhos se cruzaram e poderão continuar se cruzando algumas vezes no futuro! Beijos Pat Guanais

    ResponderExcluir
  2. Pat, adorei seu comentário e sua leitura. É verdade... expectativas, ai, ai, ai, sempre essas danadas! Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai