8 vezes em que fui muito feliz nos últimos meses
| Nosotros |
1. Show do Gilberto Gil no Movistar Arena
Um dos melhores momentos desse ano, com certeza, foi o show da ultima turnê do Gilberto Gil aqui em Santiago. O show foi no Movistar Arena e eu nunca tinha ido a nenhum evento nesse lugar que é realmente muito bonito e tem uma acústica maravilhosa. Foi perfeito!
O Cristián comprou as entradas para a gente ir juntos como presente no Dia dos Namorados (14 de fevereiro, San Valentín). Saímos daqui de casa com duas amigas que também compraram as entradas em lugares diferentes. Enquanto esperávamos o início do show, tomamos algo e nesse momento, encontramos vários conhecidos. Isso foi muito legal. Parecia que a energia toda estava canalizada para que aquela noite fosse especial.
Dancei, cantei, me emocionei. Foi inesquecível! Um dos melhores shows da minha vida e seguramente um momento de muita felicidade.
2. Lançamento do meu livro no maior evento da comunidade de brasileiros
Um dos eventos mais tradicionais da comunidade de brasileiros no Chile é a tradicional feijoada na Paróquia dos Imigrantes. No primeiro sábado de cada mês acontece uma missa em português e, em seguida, o almoço no salão paroquial. Conheço uma das organizadoras e ela me convidou para falar sobre o meu livro em março, quando aconteceu a primeira feijoada do ano.
Fiquei super feliz com o convite e obviamente aceitei. Convidei várias pessoas, mas ninguém deu as caras. Apesar disso, gostei da oportunidade e encontrei um casal de amigos de um grupo que temos no whatsapp. Vendi um livro para eles e, com isso, me sinto mais que satisfeita.
3. Primeira vez num jogo do Grêmio em Santiago
O Grêmio jogou contra o Palestino pela Copa Sulamericana aqui em Santiago. Eu nem me lembrava mais que teria esse jogo, mas uma amiga gaúcha me lembrou. Ela mandou mensagem dizendo que ia com o filho. Comentei com o Cristián e ele se animou. Compramos as entradas e fomos assistir ao jogo no meio da semana, numa noite meio gelada, mas não tão fria em Santiago.
O mais divertido foi que a gente não prestou atenção no horário de início e chegamos atrasados. Perdemos a melhor parte do jogo que foram os três pênaltis que o Grêmio desperdiçou logo nos primeiros minutos. Depois daqueles lances, não teve praticamente nenhum lance de perigo. Mesmo com o placar final no empate, saí do jogo feliz.
Vimos muitos brasileiros e chilenos torcendo pelo Grêmio. Descobrimos que aqui tem um clube dedicado ao Grêmio com uma escolinha de futebol muito legal. Foi a primeira vez que eu e Cristián fomos juntos ao estádio e adorei.
4. Harry Potter em dose dupla
Não li os livros da saga Harry Potter, mas a Gabi gosta bastante do personagem. Ela divide essa paixão com uma das amigas e vizinhas aqui do bairro. Em duas ocasiões, tivemos eventos temáticos relacionados ao livro nesse início de ano. Na primeira vez, foi no Dia do Livro, celebrado em 23 de abril.
A administração do bairro em que moramos organizou uma linda exposição baseada na obra. No primeiro dia, não conseguimos entrar porque tinha uma fila gigante. Decidimos tentar no dia seguinte, de manhã cedo e daí sim conseguimos entrar. A mãe da amiguinha da Gabi tinha aula e eu levei as duas para essa aventura. Depois de percorrer a exposição, elas entraram numa atividade com o escritor e psicólogo chileno Walter Kühne, autor do livro infantil “Violeta y la guerra de los libros”. Foi algo totalmente espontâneo, mas que elas curtiram bastante.
A segunda exposição de Harry Potter que visitamos em Santiago foi no início de maio. Era uma instalação com luzes e várias passagens interativas que as meninas adoraram. A gente quase desistiu porque justo no dia em que tínhamos comprado os ingressos, choveu bastante. Para nossa alegria, na hora da visita, o tempo deu uma trégua. Bem agasalhadas e com um guarda-chuva conseguimos curtir a noite e levar de lembrança bons momentos daquela noite ao ar livre, no Parque Quinta Normal.
5. Dia dos Patrimônios Nacionais no Chile
O fim de maio é marcado pelo Dia dos Patrimônios Nacionais, quando a maioria dos espaços públicos abrem suas portas para a visitação gratuita. Esse ano não fomos a nenhum lugar em especial, mas celebramos pelo bairro. Acontece que aqui perto tem uma rua onde as casas são tombadas pelo patrimônio já que elas foram construídas há muitos anos (1929) e mantém sua fachada original.
A rua é um charme e os vizinhos são super organizados. Eles sempre fazem celebrações ao ar livre. Como a gente tem amigos, fomos convidadas para a celebração. A rua foi fechada, um jogo inflável foi instalado para as crianças brincarem e uma mesa grande foi montada no meio da rua (que estava fechada para a circulação de carros). Os vizinhos decoraram a rua com bandeirinhas coloridas e a comida e a bebida ficaram por conta das cooperações de cada um. Estava uma delícia: boa música, bom papo, ótima companhia e muitas risadas. Nos divertimos bastante nesse dia e certamente entrou para a memória afetiva como um dos momentos mais legais nesse ano.
6. 50 anos com as amigas e com a família
Em maio, cinquentei e celebrei com minhas amigas e minha família. A primeira comemoração em casa foi para um pequeno grupo de amigas. Bebemos, conversamos, rimos e ganhei muitos mimos das gurias. Foi uma noite muito agradável e exatamente como eu planejei para iniciar as celebrações do meu aniversário.
A comemoração continuou nos dias seguintes. Eu, Gabi e Cristián pegamos a estrada rumo a San Jose de Maipo. Fomos a um setor que eu não conhecia e achei muito interessante: Lo Valdés. Ficamos hospedados na pousada Vitamonti com cúpulas muito charmosas e uma vista espetacular.
Pude curtir por duas noites o céu superestrelado, coisa que não consigo contemplar nunca em Santiago. Além disso, o espaço contava com um ofurô ao ar livre que a gente aproveitou nas duas noites em que passamos na montanha. Fizemos um passeio também até a beira do rio que corre ao lado do lugar onde nos hospedamos. Visitamos o Parque Arenas e fizemos umas fotos bem bonitas no local.
Depois de renovar as energias com o ar fresco da montanha, voltamos apenas com uma certeza: queremos visitar novamente Lo Valdés com neve e também para fazer uma das trilhas no Parque Arenas.
7. Vendi um livro para uma amiga chilena
Quase todos os exemplares que vendi do meu livro, até hoje, foram para pessoas que falam português. Apenas um colega chileno comprou um exemplar e, mais recentemente, uma amiga que fiz no mercadinho onde compramos furtas e verduras. Ela tem um posto que vende frutos secos e sempre compro dela. A gente conversa bastante e já deu para perceber que temos mais ou menos a mesma idade. Ela ficou muito feliz quando soube que eu publiquei um livro e quis comprar. Achei tão fofo e um gesto tão lindo! Fiquei muito feliz e me senti demasiadamente querida com a atitude dela.
8. Junho com festa junina brasileira
Já comentei que estou num grupo de whatsapp com brasileiros que moram aqui no Chile. É um pessoal muito animado e divertido. Uma das integrantes quis celebrar os quatro meses da filha com uma festinha junina. Adorei a ideia não só pela possibilidade de rever a turma, mas também para curtir uma festa junina - que eu adoro!
A Gabi me acompanhou meio incrédula, mas chegando lá, encontrou outros brachileninhos como ela e correu a tarde toda. Dançamos, conversamos, comemos, rimos e bebemos muito! Foi muito legal e faz muita falta essas reuniões porque saímos dali renovados. É o combustível que a gente precisa para aguentar os perrengues da vida de imigrante no Chile. Seguimos...
Comentários
Postar um comentário