Terminou setembro

Photo by Macarena Ollarzú on Unsplash

Terminou setembro, me despeço desse mês de primavera, de encontros, de risadas, de família e amigos, de festas e celebrações, de calorzinho nos últimos dias de inverno chileno. Foi tão gostoso como há muito tempo eu não vivia, apesar dos problemas gigantes que não nos deram nenhum dia de trégua, mas parece que já nos acostumamos a existir no meio do caos.

Teve aniversário de criança (que há muito tempo não dava o ar da graça por aqui) e ali no meio daquele festejo surgiu uma ideia. Que tal um churrasco entre amigos na varanda do apartamento novo nas festas pátrias? 


Antes da tradicional celebração que anima os chilenos durante um mês inteiro, chegou minha prima querida de Porto Alegre com o maridão. Vieram curtir uns dias na cordilheira e passaram uns dias no Chile e na Argentina. Como é bom rever rostos conhecidos, abraçar pessoas queridas, conversar em português e rir muito! Até a risada é diferente...


O sentimento de pertencer a um clã não tem preço. É aconchego, querência, casa, ninho, tudo isso e outras coisas mais que o dicionário, às vezes, nem consegue definir. 


Na sequência desse delicioso encontro, teve o baila da Gabi e esse ano foi Rapa Nui, achei o máximo. Adorei ver minha chilenita com os trajes típicos de Isla Pascoa. Me emocionei de verdade quando ao final do espetáculo a todos os participantes foram convidados a um “pie de cueca”, quer dizer, dançar cueca o baile tradicional do Chile. Como descrever essa emoção em palavras?


Como resumir a sensação de vê-la feliz interpretando um dos principais símbolos desse país que me faz passar tanta raiva e consegue me fazer a mãe mais feliz do mundo? As dores e alegrias de ser imigrante num país estrangeiro, parir um ser humano que ama coisas que a gente nem sempre vai apreciar com o mesmo olhar de um nativo.


Passadas as celebrações escolares, retomamos os festejos em casa. Primeiro, com um churrasquinho na varanda do apartamento novo e os amigos. Um casal de venezuelanos, uma brasileira e um chileno juntos para celebrar as tradições chilenas. Que tal? 


No dia seguinte, churrasco de novo, dessa vez nada de churrasqueira elétrica, mas uma tremenda parrilla numa linda casa em San Jose de Maipo, bairro localizado no entorno de Santiago e que tem uma vista maravilhosa das montanhas. Passamos um dia maravilhoso com amigos de longa data. 


As comemorações seguiram aqui em casa com a minha querida prima, o marido dela e duas amigas de Porto Alegre que passaram uns dias em Santiago antes de seguirem viagem para o Deserto de Atacama. Como a gente se divertiu! Muita risada, boas conversas, ótima comida (tudo por conta do Cristián), bons vinhos e as melhores lembranças desse 18 chileno.


O resto do feriado foi dedicado ao descanso já que tudo terminou com uma deliciosa chuva. Mais que necessária para limpar o ar da cidade que deve ter ficado especialmente pesado com tanta fumaça de asados (churrascos) pelo país inteiro. 


Apesar dos problemas bem pesados que vieram na esteira desses dias de alegria acho que estamos energizados para enfrentar as adversidades. Pode vir mundo, estamos repletos de amor, carinho e alegria! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

Um blog só meu

Envelhecer longe de casa