Quarentena total no Chile, de novo!

Hoje era feriado aqui no Chile, algo de última hora, acredite se quiser. Nunca tinha visto algo assim. Aprovaram um projeto de lei semana passada no Congresso e, ta-dá, feriado na segunda-feira! 



O motivo da celebração é o We Tripantu, o ano novo Mapuche. Com a lei aprovada, o 21 de junho será celebrado como o Dia dos Povos Originários do Chile. Talvez a pressa seja para fazer justiça agora que os Mapuches conseguiram a custa de muita luta e sangue assegurar representatividade na assembleia que vai redigir a nova constituição chilena. 


Dia dos pais


Esse fim de semana também tivemos mais celebrações por aqui. Assim como em outros países mundo afora, domingo foi o dia dos pais. Pois é. Aqui em casa, teve celebração caseira. 


Eu comprei uma cesta bem legal de um lugar que fica perto do meu trabalho, chama-se Patagonia Schokoland. Gostava muito de ir lá comer sorvete e tomar café antes da pandemia. Vi um anúncio em redes sociais e comprei uma cesta que achei bem a cara do Cristián. Ele adorou e a Gabi também ficou animada com a surpresa.


Consultas médicas


Ainda bem que comprei tudo antes, porque passei as duas últimas semanas em função de fazer exames e consultas médicas. Na sexta, passei por uma cirurgia ambulatorial para retirar um cisto sebáceo.


Faz anos que tinha esse negócio e já tinha consultado médicos no Brasil para ver tirava, mas na época, qualquer cirurgia deixaria uma cicatriz bem visível. O tal do cisto não era grande, então, deixei.


Nunca me incomodou, na realidade, apenas quando a Gabi nasceu, durante a amamentação. Ficou inflamado, meu obstetra teve que drenar e naquela época ele me disse para procurar um dermatologista.


Mas o caroço diminuiu, tinha praticamente sumido, com a função da maternidade, ficou para o fim da lista. Os anos passaram e novamente o cisto ficou visível. Nunca doeu, nem voltou a inflamar, mas, nos meus últimos exames da mama, a técnica que me atendeu ficou bastante intrigada.


Durante a ecografia mamária, acho que ela passou o aparelho mais vezes em cima do cisto que das minhas próprias mamas, sem exagero. Logo pensei: boa coisa não é. O relatório do exame recomendou uma visita ao médico para investigar melhor.


Quarentena total de novo


Fiz os exames todos na mesma semana, antes de entrarmos em quarentena total. De novo. Como faz tempo que eu não atualizava o blog, muitos de vocês não sabem, mas, sim, entramos em quarentena total de novo na segunda semana de junho. 


Por sorte, me adiantei e na mesma época em que marquei os exames, fui atrás de médicos para fazer meus controles e, uma das consultas, era com uma dermato, justamente para ver esse cisto.


Logo que saiu o resultado, fui visitar a dermatologista. Expliquei a ela todo o meu histórico médico anterior, sem mencionar o exame. Depois que ela deu o parecer, comentei sobre o resultado e ela voltou a repetir: baseado no teu histórico e pelo que estou vendo, me parece que é apenas um cisto epidérmico, mas como é de praxe, a gente retira e manda para a biópsia.


Ela me explicou que era um procedimento ambulatorial, rápido, sem necessidade de internação e com anestesia local apenas. Sai da consulta e fui direto fazer o orçamento. Por sorte, tenho plano de saúde e um seguro complementar que me cobriram tudo.


A única coisa que tive que pagar, e que saiu mais salgadinha nisso tudo, foram os instrumentos usados pela médica. Mas são coisas do sistema de saúde chileno que a gente também vê acontecer no Brasil. 


A outra consulta foi na primeira semana de quarentena total que agora está sendo um pouco diferente porque já tenho as duas doses da vacina há mais de 14 dias, então, sou uma das contempladas com o “Pase Movilidad”. É uma autorização para transitar pelo bairro sem necessitar de autorização especial.


De qualquer maneira, para exames e consultas, você pode tirar um salvo conduto com direito a acompanhante. Foi o que eu fiz na segunda-feira passada, quando fui ao ginecologista e o Cristián me acompanhou. Levei meus exames e, como ele tem meu histórico, sabia que seria um parecer bem confiável, independente do que ele me dissesse, confio nele. Ele repetiu o parecer da dermatologista, o que me deixou bem tranquila. 


A cirurgia na pandemia


Então, enquanto estou escrevendo esse texto, tenho o peito costurado bem no meio com os pontos que estão cicatrizando e vou retirar dia 30. A cirurgia foi super tranquila. Dessa vez, quem me acompanhou foi a minha cunhada, pois o Cristián ficou em casa com a Gabi que tinha prova virtual nesse dia.


Não demorou muito, acho que fiquei mais tempo esperando ser chamada porque eles pedem para chegar cedo para pagar e deixar tudo acertado antes de passar. Como sempre, tinha eu acontecer uma coisa meio bizarra antes para eu contar aqui.


Enquanto eu esperava pela médica na sala de procedimento, fiquei meditando o Gayatri para me acalmar. Assim que a médica chegou ficou um silencio total e uma pessoa começou a falar, obviamente, eu ouvi tudo o que ela disse.


Era uma colega informando aos demais que um fulano tinha sido demitido, por razões que ninguém sabia já que as decisões eram tomadas pelos “de cima”. Depois de agradecer e tecer vários elogios ao colega demitido, ela cedeu a palavra a ele e aos demais para se despedirem. 


Até a minha médica ficou triste porque, segundo ela, era um funcionário super bom, mas é como eu escrevi aqui outro dia, quando demitiram um colega do meu trabalho, são tempos totalmente fora do comum. Ser demitido em plena pandemia, não pode ser considerado uma falha grave no currículo de ninguém. 


Passado o emotivo momento, a doutora realizou a extração do cisto com a ajuda de uma assistente que confessou que adorava ver vídeos de pessoas extraindo cistos sebáceos. Eca!!! Que prazer bizarro, mas enfim...


Tirei gente! Era grande, enorme! Estava um pouco vascularizado e, por isso, provavelmente, apareceu no meu exame. Agora, tenho que esperar dez a quinze dias para ter o resultado da biópsia. Sinceramente, espero que não seja nada.


Por tudo isso, ando meio quieta. Cheguei até a começar a escrever um texto antes dessa loucura sobre o dia da minha segunda eleição aqui no Chile, mas por algum motivo perdi o texto porque não salvei no word. 


A eleição foi para governador e muita gente especula que seria a verdadeira razão para o governo decretar quarentena total na região metropolitana. O segundo turno era entre uma candidata de esquerda e um de centro, que acabou levando a melhor. 


O resultado da eleição não me surpreendeu muito porque o meu local de votação estava muito vazio! Não tinha nem fila. Cheguei, entrei e votei. No Chile, o voto não é obrigatório. Apesar da quarentena total, as pessoas podiam sair sem precisar de autorização e a passagem também era grátis, mesmo assim a abstenção foi alta. 


Embora o resultado na região metropolitana não tenha sido positivo para a esquerda, em nível nacional, a direita não levou em nenhuma outra região e por aqui teve que se contentar em apoiar um cara que passou a campanha toda tentando se passar por um candidato progressista e experiente... de esquerda.


Mas isso não me interessa agora muito mesmo porque eu realmente estou preocupada em cuidar da minha saúde. Enfim, torçam por mim e assim que tiver novidades aviso por aqui. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai