Como é um show de mantras?

Uma amiga me fez essa pergunta depois que comentei que fui a um show de mantras aqui em Santiago, no Chile.

Fiquei pensando que esse assunto renderia um bom post para o blog já que, realmente, é um programa bem inusitado.

O show em questão era da dupla Deva Premal e Miten, o casal de músicos que se apresenta pelo mundo entoando mantras e lotando teatros com energia positiva.




Gosta de mantras?


Separei alguns vídeos aqui no post para quem não conhece conferir algumas das canções que eles tocam para o público.

Durante a minha pesquisa, encontrei uma entrevista deles no Brasil onde o Miten afirma que eles não fazem shows, mas um satsang, o que em sânscrito significa um "encontro com a verdade" e, nas palavras dele, uma conexão com o guru.

É bem diferente mesmo. As canções são todas tranquilas, apesar de em alguns momentos serem mais animados como na canção “Shine your Lights”.


Bem acompanhada


Aliás, a apresentação deles teve vários momentos bem interessantes. Eu fui com a minha amiga e instrutora de yoga, Ceres Bhavaní, e isso fez toda a diferença.

A Ceres comentava cada mantra porque ela, obviamente, conhece super bem todos eles. Me explicava o significado de cada um e a importância que eles têm na filosofia do yoga.

Foi mais ou menos como assistir à cerimônia do Oscar com uma comentarista especializada ao meu lado. Um luxo!


O melhor mantra do mundo


O mantra mais importante em toda a noite que abriu e fechou o show foi o Gayatri Mantra. Um dos mais importantes porque venera a mãe terra.

Ele pode ser entoado ao amanhecer e no final do dia. Dizem que ajuda a desenvolver o intelecto e a vencer obstáculos.

O ideal é que ele seja entoado 108 vezes e foi exatamente isso o que fizemos na primeira parte do show.

Mesmo quem não conhecia a letra podia ver num telão e cantar junto, como eu. Depois de um tempo, é possível fechar os olhos e curtir a energia.

O show foi dividido em dois momentos: no primeiro, a Deva subiu ao palco com a banda e explicou que o Miten tinha passado por uma cirurgia no coração dois meses antes.

Ele estava bem e recuperado, mas se juntaria ao grupo somente na segunda etapa para respeitar o seu ritmo.

Foi nessa parte que rolaram alguns dos melhores momentos. Durante a música So Much Magnificence, o Miten fez todos os homens ficarem de pé em devoção às mulheres, “algo muito tântrico”, me explicou a Ceres.

E, realmente, foi muito bonito ver aquele macharedo de pé honrando seres tão maravilhoso e especiais como nós! Uma merecida e justa homenagem.


Um mantra para Iemanjá


Outro momento bem bonito foi quando eles cantaram um mantra em honra à rainha do mar, Iemanjá (Yemaya). A melodia e a letra são lindíssimas e a versão que eles tocaram tinha uma percussão bem forte, o que deu uma levantada no público.

Logo no início do show, a Deva explicou que entendia que os aplausos eram uma forma carinhosa de agradecer aos músicos, mas que não era necessário.

Pelo contrário, ela explicou que o ideal era curtir o silêncio depois de cada mantra, o que foi respeitado na maior parte do tempo, com algumas exceções.

Por isso, pouco antes de encerrar o espetáculo, na penúltima música, fomos avisados de que aquele era o último momento para os aplausos.

Menos mal porque a música Nasmaste era bem animada e todo mundo levantou para cantar e dançar. Isso tudo num show de mantras, imaginem!



Para finalizar, mais uma vez, o lindo e poderoso Gayatri Mantra com todo mundo cantando em absoluto respeito e com a mais profunda concentração.

Terminado o nosso encontro mais que pessoal, permanecemos em silêncio curtindo aqueles minutos e despedindo-nos dos músicos enquanto eles deixavam o palco.

Foi lindo demais, uma experiência única e revigorante para o resto do ano e, quem sabe, da vida. Super recomendo para todo mundo viver essa experiência!

Seja lá o que você for, crente ou descrente, ninguém pode negar a calma e a beleza dos mantras. São músicas que realmente tocam na alma  da gente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai