Tá tudo bem


Há males que vêm para bem, assim diz um velho ditado. Você pode até não gostar de frases clichês, menos ainda de rimas baratas e frases de efeito.

Mas, em algum momento, a vida vai te mostrar que a tal sabedoria popular tem seu valor.

E que, se um dia, alguém pensou que essa frase tinha seu valor e resolveu registrá-la, pode ser que ela tenha um fundo de verdade.

Nos últimos tempos, a vida me mostrou exatamente isso.

A ruptura familiar e o afastamento físico e emocional provocado pela distância espacial e pelos últimos acontecimentos foram incrivelmente benéficos para fortalecer meus vínculos com o Chile.

Isso mesmo! Hoje percebo que isso era necessário para ter outra perspectiva da minha vida aqui perto da montanha.

Passado aquele período de tristeza pós-eventos depressivos familiares, a vida começou a sorrir de novo.  E as novidades vão preenchendo os dias e dando novo sentido às mudanças.

Mudar é bom. Às vezes, a única maneira da gente perceber isso é sendo empurrado pela vida para o novo.

O novo trabalho, os novos imprevistos, a nova rotina, as mudanças que tudo isso provocou na nossa casa, tudo isso, tomou conta da minha vida.

E a medida que as coisas vão acontecendo, os problemas de antes vão perdendo a importância. Porque surgem outras preocupações que realmente importam.

Quem vai cuidar da minha filha? Ela vai ficar bem? Como vamos sobreviver ao fim das sonecas nas tardes? Aos choros nas despedidas?

A principal consequência disso tudo foi que a relação de casal saiu bem fortalecida. Eu resistia muito em admitir que tinha uma nova família aqui.

O nascimento da minha filha e a devida e necessária distância do Brasil, me ajudou a viver de verdade a minha família: eu, Cristian e Gabi.

Meus enteados entram de vez em quando na nossa rotina. Eles não embarcaram definitivamente na nossa vida. Tudo bem. É um direito deles e eu apenas tenho que respeitar.

Nem por isso deixo de incentivar e alimentar o amor que a Gabi sente pelos irmãos. É só falar no nome de um deles que ela imediatamente olha para o porta-retratos onde os três posam ao lado do pai numa fotografia.

E aí eu mostro para ela: quem está aqui? E com o dedo vou mostrando um a um e nomeando para que ela nunca esqueça.

Família é isso mesmo. Está junto, está separado. Está de bem, está de mal. Está e não está.

A minha família está linda e a cada dia estamos mais felizes, mais unidos e comprometidos.

Espero que a gente continue assim por muitos e muitos anos. Ninguém sabe, na realidade, do futuro. Sei que hoje é bom demais amar e ser amada aqui e agora.

***
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai