Um outubro diferente

Outubro está chegando ao fim. O tempo está passando bem rápido e já estou com cinco meses de gravidez.

Talvez essa passagem seja em alta velocidade porque esse mês foi um pouco diferente e bem especial.

Viajamos. Adoro viajar! E não foi apenas uma vez, como já estava previsto, mas duas! Fomos ao sul no início do mês e ao litoral nesse fim de semana.

Duas viagens curtinhas. Rapidinhas. Por isso mesmo, muito intensas! Fizemos várias coisas, visitamos vários lugares e nos divertimos muito! Aproveitamos demais!

Adorei o sul do Chile. As cores, as casas, as pessoas, o ar limpo e puro, a paisagem tão  diferente de Santiago.

Em três dias percorremos quase mil quilômetros. Viajamos de avião até Puerto Montt, onde chegamos numa sexta, de manhã.

Ali, alugamos um carro e seguimos em viagem a Chiloé. Fomos direto a Castro, onde visitamos a praça, com uma igrejinha muito linda! Bem colorida!


Almoçamos no restaurante “Descarriada” e comemos umas batatas chilotes deliciosas! Foi o acompanhamento para um generoso salmão.  

Fomos ao sul numa época muito boa. Ainda não é alta temporada porque não começou o verão. Choveu, sim, mas pouco.

O céu azul, os campos bem verdinhos, as casas coloridas, especialmente, na ilha de Chiloé.  Foi o único lugar onde comprei artesanato barato e acho que é o mais em conta ali pela região.

Depois de passarmos o dia na ilha, tomamos o transportador que nos levou ao continente. Dali, seguimos para Ancud, onde dormimos a nossa primeira noite.

Foi o local com a hospedagem mais em conta: 25 mil pesos num quarto triplo, com banheiro. Era um hostel, Ancud Petit, mas servia café da manhã.

Uma observação importante: par quem gosta de frutas, o ideal é comprá-las para comer durante a viagem.

Os chilenos em geral não tem esse hábito e nenhum dos lugares onde tomei café da manhã tinha fruta.

Ancud tem o Mercado que é um espaço com várias opções de restaurantes. É tudo muito simples, sem nenhum luxo, mas a comida é muito boa.

Não jantamos porque o almoço tinha sido mais do que suficiente! Comemos empanadas e tomamos o chá da tarde.

A gastronomia no sul do Chile é maravilhosa para quem gosta de frutos do mar: muito marisco e peixe. Eu amo salmão! Gosto de ostras, mas na gravidez não é recomendado.

Almocei salmão todos os dias! E tive a oportunidade de comer num restaurante que fez parte do tour do Anthony Bourdain pelo Chile, em 2009.

Em Puerto Varas, nosso destino seguinte, o restaurante “Donde El Gordito” tem um serviço excelente porque o próprio dono do local recebe os clientes.

A comida é deliciosa e a decoração estava repleta de ícones da chilenidade, resquícios do mês de setembro, quando acontecem as festas pátrias.

Adorei Puerto Varas e os passeios que fizemos por ali. Fomos a Frutillar, visitamos Saltos de onde tivemos uma linda vista do vulcão Osorno, e lagos maravilhosos!

Tem tanto turista brasileiro no sul que os restaurantes já oferecem cardápios em Português. Achei o máximo!

O único porém em Puerto Varas foi a hospedagem. Cara e nada glamorosa. Alugamos um quarto com banheiro que saiu bem carinho e sem café da manhã!

No dia seguinte, tomamos o café da manhã e partimos rumo a Puerto Montt. Quando chegamos lá, fomos direto conferir a hospedagem que reservamos pela internet.

Não gostamos e acabamos ficando num hotel, que saiu mais barato. O hotel Costa Bahia está no Centro, numa rua calma, e oferece café da manhã.

Aproveitamos nosso último dia para visitar o mercado e comprar salmão para trazer pra casa! Almoçamos um senhor salmão, super barato!

Passeamos de carro até um trecho da Carretera Austral. Lá na ponta, paramos para comer uma empanada de ostión e queijo.

Na volta, entramos por um caminho infinito, onde chegamos numa lagoa maravilhosa. Era um refúgio de pescadores.

Dali, fomos para o hotel e, depois, aproveitamos nossas últimas horas para caminhar no calçadão e fazer mais fotos da viagem.

Voltei com a energia renovada! E nesse fim de semana novamente recarreguei as baterias. Fomos a Valparaiso e Viña del Mar.

Ficamos na casa de uns amigos e ganhamos um tour personalizado. Acontece que nosso anfitrião tem 60 anos e nasceu na cidade portenha.

Ele conhece todos os cerros e a história de cada ponto turístico. Eu disse a ele que quando ele se aposentar pode abrir um negócio com turismo!

De volta ao lar, vamos encerrar esse mês preparando-nos para o ano novo que logo vem ai, cheio de novidades.

A principal delas um bebê nas nossas vidas. Alguém que não quer se mostrar , até o momento, nas ecografias.

Não sabemos o sexo, mas uma certeza temos: no que depender da gente, essa criança vai amar viajar e desbravar o mundo.

Talvez em novembro a gente descubra se teremos um menino ou uma menina nas nossas vidas.  O que vocês acham? 
***
 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai