Brasil a uma semana de você!

Não é propaganda enganosa... Daqui a uma semana, estarei no Brasil! Sim, vai ter Copa e eu estarei lá! Com ou sem protestos, nós vamos!

Vamos porque essa é uma oportunidade única para vários sulamericanos. No Chile, em especial, é um sonho!

Os chilenos são apaixonados pelo futebol como os brasileiros. É verdade que o futebol nacional não tem o mesmo nível do futebol brasileiro. Fato.

O único time que ganho uma Copa Libertadores foi o Colo Colo, em 1991. A dupla mais famosa na seleção chilena foi Zamorano e Salas, que fez história na Copa de 98.

O melhor resultado da equipe chilena, também conhecida como "La Roja", foi um terceiro lugar na Copa de 1962, que foi sediada no Chile!

Depois disso, outro episódio marcou o futebol chileno. Nas eliminatórias da Copa de 90, em jogo contra o Brasil, o goleiro chileno Roberto Rojas fingiu que tinha sido atingido por um rojão jogado pela torcida brasileira, para forçar um abandono da partida.

O Brasil ganhava o jogo por 1 a 0 com 23 minutos restantes de jogo e uma derrota eliminaria o Chile da disputa. Esperando um novo jogo, os oficiais chilenos e a equipe médica escoltaram os jogadores para fora do campo.

A tentativa de burlar a FIFA não terminou bem para os chilenos. Depois de analizar o vídeo, a FIFA decidiu banir Rojas para sempre do futebol e a Seleção chilena foi impedida de disputar partidas oficiais por cinco anos.

Esse jejum despertou um amor adormecido dos chilenos que aumenta a cada ano... Nessa Copa, o time conta com um trio bem bom de jogadores: Vargas, Vidal e Sánchez.

Os três jogam em times europeus de futebol. Vidal está se recuperando de uma cirurgia e sua participação no mundial ainda é uma incógnita.

Os chilenos acreditam que sua equipe tem gandes chances na Copa apesar de estar no chamado grupo da morte: Australia, Holanda e Espanha são os adversarios do Chile.

Nós não vamos a nenhum jogo, nem do Chile, nem do mundial. Mas vamos sentir a emoção de viver uma Copa no Brasil em uma das cidades sede, Porto Alegre. E eu estou super feliz!

Contando os dias para essa semana que falta no caminho de viagem à Copa do Mundo no Brasil!

***

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai