Um ano de Chile

Parece mentira, mas não é. Nesta quarta-feira, 23 de outubro de 2013 completo um ano de Chile. Ufa!

Muita coisa aconteceu. Foi tão intenso que parece muito mais tempo... Há apenas alguns meses, eu não estaria tão tranquila e serena assim...

Há um ano, deixei pra trás minha mãe, minhas irmãs, meus sobrinhos, minha família, meus amigos, meu trabalho, minha querência, minhas referências.

No Chile, me despi de tudo o que eu sabia e conhecia do ser humano e do mundo também.

Enfrentei um inverno gelado e a frieza de algumas pessoas. Conheci outro tipo de preconceito, além do de cor.

Vivi dias lindos, de muitas risadas, esperanças e alegrias. Também tive dias de choro, medo e solidão.

Em algum momento, ou melhor, em vários momentos, pensei em voltar. Mas eu sou um verso do Chico Buarque e como boa dura na queda, custo a cair em mim.

Me desfiz do pouco que eu tinha para começar uma nova vida no Chile. Trouxe comigo o valente Fritz. Juntos, encaramos a baixas temperaturas do Chile e tudo o mais.

Outro dia me perguntaram se era bom morar aqui. Sim, é. E o que eu menos gosto daqui? Não sei.

Sei que sinto falta da família, dos amigos, do astral relaxado dos brasileiros.

Nessa mudança de países, aprendi que a grama do vizinho sempre é mais verdinha do que  nossa.

Todo brasileiro acha o Chile o máximo. Todo chileno acha o mesmo do Brasil. E adivinhem só? Somos todos latinos.

Temos os mesmos problemas e as mesmas queixas. Iguaizinhas. Podíamos gravar uma mensagem para ser reproduzida em cada país indignado com seus governantes.

Talvez por isso não seja tão difícil viver aqui. Não sei... O fato é que já se foi o primeiro ano. E sei que ainda tem mais, muito mais...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai