De modelo a toda terra...

“Números, números, números, o que é, o que são, o que dizem sobre você”, já dizia uma música da banda gaúcha Papas da Língua.

Aqui, no Chile, o pessoal adora números. No início do mês, o país lembrou dos 40 anos do 11 (de setembro).

Essa semana foi a vez de celebrar o 18 (de setembro, também), mas ninguém precisa dizer o mês. Basta dizer o número que todo mundo já sabe do que se trata.

A comemoracão do 18 (de setembro) lembrou demais da Semana Farroupilha celebrada no Rio Grande do Sul.

No sul do Brasil, celebramos o 20 de setembro, “precursor da liberdade”. A gauchada canta, danca, bebe e come muita carne.

Aqui no Chile, é a mesma coisa. O pessoal danca muita cueca. O ritmo é parecido com a música tradicional gaúcha. A roupa idem.

Provei das bebidas típicas. Comi bastante carne! E fui num dos eventos típicos das festas pátrias chilenas.

Deu saudade. De casa, de Porto Alegre, da querência amada. Sempre dizem que a gente leva a casa dentro da gente.

É essa a casa que levo comigo. Não porque eu não me sinta brasileira, mas porque as minhas raízes estão no sul.

Minha família e grande parte da minha trajetória estão lá. Se eu pensar no hino nacional do Brasil, talvez eu não encontre uma frase com a qual eu me identifique muito.

Mas o refrão do hino dos gaúchos é inconfundível: sirvam nossas facanhas de modelo a toda terra.

Feliz 18 de setembro! Feliz 20 de setembro!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai