Desbravando esse mundo tão pequeno


Sempre achei um barato as cidades irmãs que têm o mesmo nome. Em Goiás, no Centro Oeste do Brasil, temos Valparaíso, que também pode ser visitada no Chile.

A cidade é a sede do Congresso Nacional, além de abrigar o principal porto do Chile.  É comum caminhar pelas ruas de Valpo e ver os marinheiros com a farda branca no meio do povo.

Já estive em Valparaíso três vezes e nunca fiz um tour tradicional de turista. Sempre vou com amigos chilenos e vejo de tudo um pouco.

Nessa última visita, parei para comer uma chorillana no J.M. Cruz, um pequeno restaurante e museu com diversas quinquilharias em exposição.

O tal prato serve bem duas pessoas que podem matar a fome com uma generosa porção de batatas fritas com carne e cebola.

Chegamos cedo e conseguimos uma boa mesa de onde podíamos ver pelas câmeras de vídeo, instaladas na entrada, a fila que aumentava com o passar das horas.

Que sorte a nossa! Ninguém almoça cedo no Chile, mas nesse dia, como saímos cedo de Santiago para pegar a estrada, a fome bateu perto do meio dia e fomos direto.

Depois de forrar o estômago, tomamos um delicioso Nescafé chileno e fomos para a casa do nosso anfitrião, que nos esperava com mais comida...

Passamos o fim de semana tomando vinho, cerveja, rindo, conversando, comendo boa comida. Fomos a Viña Del Mar, curtir uma prainha, com sol e muita roupa!

A verdade é que o Chile tem praias, mas não tem clima de verão. Somente no Norte as praias têm uma temperatura adequada ao lindo visual do litoral chileno.

Ficamos hospedados na casa de amigos que vivem num condomínio super gostoso, num bairro com jeito de campo. Lagoa para passear e clima de montanha, tudo isso numa cidade com praia.

Também aproveitei essa viagem para visitar uma amiga jornalista que conheci numa das minhas viagens de trabalho.

O grande barato foi descobrir que ela mora super perto de onde eu estava hospedada. Rimos muito tomando pisco sour na beira de piscina e pensando em como esse mundinho é pequeno!



Comentários

  1. Minha amiga, essa sua vidinha tem a maior cara boa... rs... Saudades e beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Myla, é tipo assim: "tem que valer viver"! Por aí, vai! Beijao

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai