Mudanças climáticas

Uma das minhas únicas leitoras do blog costuma dizer que para sentir-se mais próxima dos seus queridos que estão longe sempre dá uma olhada na previsão do tempo local. Ela acredita que essa é uma boa maneira de conectar-se com quem está distante.

Saber se tem sol ou chuva, se o dia vai ser quente ou frio, se as tempestades vão destruir tudo o que há pela frente ou se o mar vai avançar sobre o nosso litoral, parece ser mesmo uma boa estratégia para aproximar-se.

O Tim Maia tem uma canção, super romântica, em que um dos versos diz exatamente isso: “e na pele quero sentir o mesmo sol que te bronzeia”. Afinal, o sol é o mesmo em qualquer lugar: no Brasil, na Itália ou na Austrália.

O astro rei nem sempre brilha com a mesma intensidade, dependendo da nossa localização geográfica. Já a rainha da noite sempre dá show. Basta observar as redes sociais durante a fase da lua cheia. As pessoas postaram fotos e comentários sobre a lua.

Pois eu tenho visto meus amigos de Brasília emocionados com o frio. Pedindo que as temperaturas baixem mais que oito graus. Recomendando que todos preparem seus edredons.

Aqui, em Porto Alegre, também vejo alguns doidos celebrando o frio. Muitos reclamaram dos dias ensolarados que ajudaram a aquecer o fim de junho. Pobre São Pedro! Se ele manda sol e calor seco para o Planalto, as pessoas pedem frio.

Se ele manda uns dias de sol para amenizar os efeitos devastadores do frio e da umidade no sul, o povo quer mais frio. Talvez por isso ninguém se preocupe muito com o tema mudanças climáticas. Nunca estamos satisfeitos com o tempo mesmo...

Essa semana o tempo aqui vai continuar frio, já que estamos no auge do inverno. Na quinta-feira, a mínima pode chegar aos dois graus positivos, veja bem! Por sorte tenho dois aquecedores: um natural e outro artificial.

O natural é o Fritz, meu gato, que adora dormir coladinho no meu corpo para se aquecer. Mas ele não suporta o aquecedor artificial, o elétrico. Fritz fica super desconfiado daquele pequeno aparato que deixa nosso quarto bem quentinho.

Por sorte as estações são pequenos ciclos que passam e anunciam sempre a chegada de mudanças. Nesse inverno, vou aproveitar para acostumar meu corpo ao clima frio e a tudo de novo que encontrei por aqui.

E quem sabe na primavera cheguem as novas mudanças anunciando mais um outro ciclo.

***
Para rir um pouco, posto aqui um vídeo com o áudio de um programa de rádio sobre a relação dos gaúchos com as temperaturas:




Comentários

  1. Morri de rir desse áudio, Belinha! E é assim mesmo! Mas vale incluir os brasilienses, que devem ser mesmo os menos satisfeitos do Brasil com o clima! Porque o inverno aqui engana a gente, finge que chega mas não vem e às duas da tarde todo mundo jura que é verão - rs! Saudades grandes e claro, POA tá no canal do tempo do meu celular! Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Guria, muito bom né? Eu me mato de rir! É verdade... O inverno de Brasília é bem safado, como os nossos políticos! Beijao e saudade

    ResponderExcluir
  3. òtimo são os cariocas!! tenho um aqui em casa, que é assim mesmo. e detesta água gelada. quando vai à Floripa, a menezinha aqui entra e ele fica de fora. hehehe E a candidatura para as Olímpiadas de Inverno no Rio, sempre morro de rir.kkkk
    mas, sabe que essa coisa de saber como está a temperatura/clima na cidades dos amigos achei que era coisa da doidinha aqui, hehehe.beijos Belinha

    ResponderExcluir
  4. Carlinha, esse áudio é ótimo né! Nossa, os cariocas realmente morrem de medo de água gelada, mas as praias do Rio também nao sao tao quentinhas como as do Nordeste né? Coisa de doida nada, guria! Várias pessoas pensam como a gente! Beijao e bom calorzinho pra ti porque aqui tá muito frio!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai