Tudo de novo outra vez

Sabe aquele ditado que diz que “um raio não pode cair duas vezes no mesmo lugar”? Pois então, aconteceu comigo aqui. Pela segunda vez, no mesmo ano: meus colegas de trabalho organizaram uma festinha com o pessoal da agência e não fui convidada. Era o chá de fraldas de um colega.

Qual foi?

Assim como na vez anterior, era uma pessoa com quem eu tenho contato direto, pois trabalhamos na mesma equipe. Descobri quando cheguei na agência e vi os balões decorando a cozinha... 


Como da vez anterior, me senti péssima, só que dessa vez pior ainda, se é que isso é possível. E não, esse não é um jeito comum de as pessoas se tratarem aqui no Chile. Comentei o que aconteceu com vários chilenos próximos do meu entorno e todos reagiram da mesma maneira: indignados, espantados, surpresos, ultrajados.


O que é que esses eventos me ensinaram? Que o ambiente de trabalho está muito tóxico, que não tenho amigos nesse lugar e, para piorar, tenho péssimos colegas. Qual é a solução para sair disso tudo? Um novo trabalho.


Preciso urgentemente encontrar um novo trabalho. Fiquei muito mal dessa vez. Isso aconteceu numa sexta. Passei o sábado de cama, com enxaqueca e vômito. Tenho certeza de que não foi uma latinha de cerveja e o sushi (que o Cristián também comeu) que me fizeram mal.


Tenho certeza absoluta de que foi meu corpo tentando exorcizar toda a carga negativa de viver rodeada de pessoas extremamente tóxicas. Tem coisas que o dinheiro não compra. Saúde mental. Bem-estar. Paz.


Além disso, me sinto super frustrada com o trabalho que eu faço hoje. Não que eu quisesse trabalhar numa agência de ajuda humanitária salvando crianças de ditadores algozes, mas acho que até o trabalho de uma faxineira tem mais dignidade do que o que eu faço hoje. 


Já fiz muita coisa nessa vida: já entreguei jornal na porta de cursinho, fui recepcionista, secretária, estagiária, coordenadora, gerente... não importa o cargo. O importante é o que o trabalho representa na nossa vida. Se ele traz alguma satisfação além do dinheiro na conta no fim do mês, ou do plano de saúde, ou do ticket alimentação. 


Tudo isso é bom, importante, necessário. Mas uma das coisas mais importantes pra mim é o ambiente de trabalho. Hoje, infelizmente, esse espaço não está me fazendo nada bem. Então, está na hora de juntar os caquinhos, se organizar e dar a volta por cima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai