Calendário definitivo com os feriados no Chile em 2023

Está com a passagem comprada para viajar ao Chile no ano que vem? Maravilha! Se você já está com tudo pronto, inclusive colocou a roupa de ir, chegou a hora de conferir o calendário definitivo com os feriados no Chile em 2023. Revise as datas e prepare as malas!

Passeio na neve em Cajón del Maipo (Chile)

Se em 2022, a maioria dos feriados caiu em fins de semana, o que arruinou os feriadões (chamados de sanduíche por aqui), em 2023, o calendário prevê vários dias de descanso para os chilenos. Fique de olho porque muitas das celebrações são obrigatórias por lei (feriados irrenunciables), ou seja, os patrões são obrigados a liberar os funcionários para descansar. Por conta disso, tudo fecha. Abrem apenas os pequenos negócios cujos próprios donos podem atender o público.


Atenção ao primeiro de janeiro!


O ano começa com o tradicional Dia Mundial da Paz, celebrado em 01 de janeiro, num domingo. Mas atenção! O governo do Chile estabeleceu o dia 02 de janeiro (segunda-feira) como feriado, portanto, dificilmente você vai encontrar algo aberto por aqui já que esse é um feriado irrenunciable. 


Se a sua viagem estiver programada para os meses de fevereiro e março, relaxe porque não há nenhum dia festivo nesse período. Por outro lado, em abril, nos dias 7 (sexta-feira) e 8 (sábado), tudo fecha novamente por conta da Semana Santa. Se você curte a Páscoa e não abre mão do seu chocolatinho, é melhor vir precavido porque o Chile não é um país tão entusiasta dessa festa. A oferta de ovos de chocolate no supermercado é infinitamente inferior ao que os brasileiros estão acostumados a ver. 



Maio também tem agito aqui


O mês de maio tem dois feriados importantes por aqui, o primeiro de maio (dia do trabalho) que cai numa segunda-feira, também é um feriado irrenunciável. Ou seja, tudo fecha nesse dia e fica difícil encontrar até mesmo um lugar para tomar um cafezinho. 


Outro tradicional feriado de maio é no 21 (Dia das Glórias Navais), que cai num domingo esse ano. É a data em que os chilenos celebram uma batalha no Pacífico em que eles foram derrotados... 


Nesse mesmo dia, o presidente faz o tradicional discurso no Congresso, localizado na cidade turística de Valparaíso. Por isso, se o seu roteiro inclui uma passagem pela cidade considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, repense. Depois do discurso, sempre tem manifestações que, muitas vezes, terminam em confronto entre a polícia e os manifestantes.


Centro de esqui Valle Nevado (Chile)

Feriados na temporada de inverno


Em junho, época da alta temporada e quando as estações de esqui começam a ligar os seus motores para receber os turistas brasileiros, também tem feriado no Chile. Dia 21 (quarta-feira), é o Dia Nacional dos Povos Indígenas, mas esse feriado não é irrenunciável, por isso, provavelmente, você nem se dê conta de que é feriado. 


Por outro lado, as celebrações dessa data podem ser bem bonitas para quem visita o Chile para conhecer sua cultura ancestral. É nesse dia que o tradicional povo Mapuche celebra o seu ano novo (We Tripantu). A data é sagrada para o povo Mapuche, já que é o dia mais curto do ano com a noite mais longa, porque o inverno começa a retroceder, alongando as horas de sol até o solstício de verão.


O outro feriado no mês de junho cai numa segunda-feira, dia 26, quando se celebra o dia de São Pedro e São Paulo. Apesar de cair num início de semana, consequentemente, um feriadão, não é uma data irrenunciável, portanto, nem tudo fecha.


Festas católicas


Em julho, o tradicional Dia de la Virgen de Carmen, padroeira do Chile, cai num domingo. No dia 16 de julho, acontecem diversas procissões ao longo do território e a comemoração mais importante é no norte do país, na Região de Tarapacá com a Fiesta de La Tirana. É uma festa bem bonita, com muitas cores, trajes típicos e danças, nem parece uma festa católica. 


La Tirana

No mês de agosto, há outro feriado católico no dia 15 (terça-feira), quando se celebra o feriado Asunción de la Virgen. A data é para celebrar o dia em que o corpo e a alma de Maria, mãe de Jesus Cristo na tradição católica, foi levada em corpo e alma ao céu. É interessante que quando você pergunta aos chilenos sobre essas datas, muitos deles sequer têm ideia do que se trata. 


Fiestas patrias


Setembro é o mês em que acontecem as Fiestas Pátrias no Chile, isto é, a principal festa nacional. É como o nosso carnaval já que durante esses dias as pessoas comem, bebem e dançam muito! A diferença é que eles usam muita roupa e a celebração é mais parecida com uma festa de rodeio.


O famoso 18 Chileno marca a Independência do país e, em 2023, o feriado cai justo num segunda-feira. O feriadão segue na terça, dia 19, com o Dia das Glórias do Exército, quando o presidente e as principais autoridades do país acompanham um desfile militar no Parque O’Higgins, localizado no Centro de Santiago. Os dois feriados são irrenunciáveis, portanto, absolutamente tudo fecha. 



Feriadões em outubro


Depois das muitas celebrações de setembro, o próximo dia festivo será numa segunda-feira, 9 de outubro, Dia del Encuentro de Dos Mundos, em referência à chegada de Cristóvão Colombo no continente. Por não ser um feriado irrenunciável, é possível encontrar muitos estabelecimentos comerciais funcionando, mas é um feriadão, portanto, melhor não arriscar e se preparar, pelo menos, para o engarrafamento nas principais estradas que ligam Santiago às zonas turísticas, como o litoral.


Outro feriadão celebrado em outubro cai numa sexta-feira (27), Dia das Igrejas Evangélicas e Protestantes. Assim como no Brasil, a comunidade evangélica tem crescido bastante aqui e o feriado, ainda que não seja irrenunciável, tem bastante adesão. Especialmente porque acontece próximo do Halloween, essa sim uma festa muito celebrada no Chile. As crianças usam fantasias e saem para pedir doces ou travessuras (Dulce o truco) nas portas das casas. 



Pra fechar o ano


Já em novembro, o feriado também é no início do mês, porém, no dia 01 de novembro, é do Dia de Todos os Santos. Muitas pessoas visitam os cemitérios para prestar homenagem aos familiares e amigos falecidos. Diferente do Brasil, onde o feriado acontece em 02 de novembro (finados). 


Em dezembro, além das tradicionais festas de fim de ano, tem um feriado no dia 8, que cai justo numa sexta-feira, ou seja, mais um feriadão para os chilenos. A data é uma celebração católica (Inmaculada Concepción) e muitas pessoas realizam procissões num dos pontos turísticos mais famosos de Santiago, o Cerro San Cristóbal, onde há o Santuário da Virgem. 


Depois dessa data, no Natal também tem feriadão (irrenunciável) já que dia 25 cai numa segunda-feira. Portanto, em 2023, serão 5 feriados irrenunciáveis no Chile: domingo, 1 de janeiro, ano novo; segunda, 1 de maio, Dia do Trabalho; segunda-feira, 18 de setembro, Independência Nacional; terça-feira, 19 de setembro, Dia das Glorias do Exército; e segunda-feira, 25 de dezembro, Natal.


Espero que esse post ajude a organizar a sua viagem e a se programar direitinho para aproveitar cada minuto da sua passagem pelo Chile em 2023. Se você curtiu esse post, comente e compartilhe para divulgar o blog. Meu mais sincero agradecimento e um ótimo 2023! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai