Filmes e séries chilenas que você precisa assistir

Nas primeiras vezes que eu vim ao Chile, pouco ou quase nada conhecia desse país. Nada mesmo, principalmente, da sua cultura. Nós, brasileiros, sabemos tudo sobre a indústria cinematográfica gringa, mas ignoramos a vasta produção latino-americana. Ao longo das minhas idas e vindas, comecei a mergulhar nesse universo e, devo admitir, que me apaixonei mais ainda pelo Chile por conta de alguns filmes e séries chilenas que você também precisa assistir.

Foto Divulgação: Mi País Imaginario


Já publiquei no Brasileiras Pelo Mundo uma seleção dos melhores filmes para entender a sociedade chilena, na minha humilde opinião. Agora, vou ampliar essa lista e adicionar algumas séries que realmente são necessárias para entender esse país tão especial que é o Chile.

É importante destacar que nos últimos anos, o Chile passou por um intenso processo de mudanças e reivindicações que influenciaram muito as minhas escolhas cinematográficas. Sentia a necessidade de conhecer melhor esse país, as origens de tanta desigualdade, de tanta indignação e resgatar a memória de um país que, assim como o Brasil, passou por uma forte ditadura militar.

Patrício Guzmán, o gênio do estilo documentário no Chile


Começa esse ranking destacando o aclamado diretor e documentarista Patricio Guzmán, responsável por trilogias indispensáveis para compreender o Chile de ontem e hoje. Me emocionei muito assistindo aos três filmes que compõe “La Batalla de Chile”. É impactante! Rodado em branco e preto, o filme descortina os eventos que antecederam o golpe até a sua conclusão e, finalmente, o papel do povo chileno.

São três partes: La insurrección de la burguesía, El golpe de Estado e El poder popular. Entre as coisas que mais marcaram no filme está a impressionante capacidade de organização do povo chileno que resistiu enquanto pôde bravamente ao boicote promovido pelas elites chilenas ao governo democraticamente eleito de Salvador Allende.


Não fui apenas eu, como estrangeira, que me impressionei. Logo depois da exibição do documentário, várias pessoas foram para as redes sociais comentar espantadas com a educação do povo naquela época. Não apenas enquanto à capacidade de mobilização e autogestão para garantir a continuidade do governo, mas também a forma como se expressavam e falavam corretamente o idioma. Entre os fatos mais marcantes está o trecho em que o cinegrafista argentino Leonardo Henrichisen filmou a própria morte nas ruas de Santiago. Impactante!

Esse documentário foi exibido pela primeira vez num canal de televisão aberta em 2021, ano da eleição que consagrou a vitória do atual presidente Gabriel Boric nas urnas. O filme certamente inspirou milhares de corações e mentes no Chile e sua veiculação na TV aberta foi uma grande vitória para o diretor do documentário.

Nostalgia de la Luz, El botón de Názcar, La Cordillera de Sueño e Mi País Imaginario


Outros filmes do Patrício Guzmán que estabelecem uma relação direta com a geografia do Chile e seus acontecimentos históricos mais importantes são Nostalgia de la Luz, El botón de Názcar, La Cordillera de Sueño e, seu mais recente lançamento, Mi País Imaginário.

Esse último, resgata as manifestações de 2019 que aconteceram por aqui e até agora estão influenciando os atuais acontecimentos como o plebiscito desse fim de semana para aprovar o não o texto da Nova Constituição. “Nolstalgia de la Luz” é ambientado no norte do Chile, lugar escolhido por muitos astrônomos para observação do céu. Mas é também o destino de muitos familiares de mortos e desaparecidos políticos que foram assassinados e tiveram os corpos abandonados no deserto. É lá que as famílias buscam os restos mortais dos familiares.



Eu assisti “El botón de Názcar” no verão, quando fui a Punta Arenas. Nessa produção, o diretor viaja ao extremo sul do Chile, onde procura estabelecer também uma relação com a geografia e as tradições locais, a chegada dos colonizadores espanhóis que dizimaram os nativos e, finalmente, como esse acabou sendo o destino escolhido pelos militares para lançar ao mar os corpos de presos políticos assassinados durante a ditadura Pinochet.

Já no filme “La Cordillera de Sueño” o cenário é a imponente cordilheira nevada, a influência da montanha na cultura e no jeito de ser dos chilenos, relembrando também a ditadura Pinochet e como ela marcou para sempre a vida do povo chileno.

Heroes Invisibles


Quem tem interesse em conhecer um pouco o período da ditadura militar chilena, pode encontrar referências em produções como séries para TV e streaming. A primeira série que destaco, foi exibida na TV aberta chilena e, parece ficção, mas é uma história absolutamente real.

Trata-se de uma produção chileno-finlandesa lançada em 2019, Heroes Invisibles. Baseada em fatos reais, conta a história de dois diplomatas finlandeses, que salvaram centenas de vidas no Chile após o golpe de 1973.



A série de seis partes foi exibida na Finlândia e também no Chile. Me emocionei em vários momentos. É muito impactante pensar que aconteceram coisas assim: as pessoas pulavam o muro da casa do embaixador finlandês buscando asilo. A série também mostra horrores da ditadura que eu ignorava como os corpos que apareceram no rio Mapocho, que corta a cidade de Santiago.

El reemplazante


Nem só de lembranças da ditadura militar vivem as produções chilenas. Uma das minhas séries favoritas teve apenas duas temporadas e, depois de ser exibida na TV aberta, acabou disponível na Netflix. “El reemplazante” conta a história de um professor substituto de uma escola pública na periferia de Santiago que se envolve com os alunos e tenta dar um novo sentido para a molecada.

O “profe Charly” vai mostrando a cada novo capítulo ter verdadeira vocação para o magistério, apesar de ter ido parar quase por acidente dentro de uma sala de aula. Fiquei super triste quando soube que não haveriam mais capítulos dessa série porque era realmente muito boa, com um elenco de atores talentosíssimos. 

Foto: La Tercera

42 días en la oscuridad


A mais recente produção chilena na Netflix eu assisti esse ano e chama-se “42 días en la oscuridad”. É uma obra de ficção, mas baseada em fatos reais. Está inspirada no desaparecimento da chilena Viviana Haeger, em Puerto Varas, no sul do Chile. O principal suspeito é o marido e pai das duas filhas do casal, que o defendem diante de qualquer suspeita. Também é merecedora de uma boa maratona porque te envolve do início ao fim e conta com um elenco de ótimos atores chilenos.



Gostaram das minhas dicas? Espero que sim. Alguns desses títulos, estão disponíveis no YouTube, outros na Netflix e também no site ondamedia.cl que tem um catálogo exclusivo de produções chilenas. Bora lá preparar a pipoca e conferir! Depois em conta o que você achou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai