Uma mensagem para 2018

Estou em Porto Alegre e esse foi meu último fim de semana por aqui, mas antes de ir embora gostaria de escrever sobre algumas coisas que vivi aqui.

Uma delas foi ter ido ao cinema sozinha (coisa que comecei a fazer depois que fui morar no Chile porque antes eu não lidava bem com ideia, mas hoje vou numa boa).

Não é sobre a experiência de encarar uma sessão de cinema sozinha, ou de constatar que apenas eu e mais três corajosos escolhemos um documentário na sexta-feira de tardinha.


Ali MacGraw and Erich Schiffmann - Foto: Michael O'Neill

Essas coisas são fáceis de analisar e explicar na nossa sociedade. Estamos cada vez mais individualistas e valorizando cada vez menos a companhia uns dos outros. 

Além disso, poucos doidos encaram uma sala de cinema para ver um documentário, principalmente, sobre yoga!

O assunto que me motivou a escrever esse post foi algo que me chamou bastante a atenção no documentário “Om Yoga: Arquitetura da Paz”, do brasileiro Heitor Dhalia.


Om Yoga: Arquitetura da Paz


Antes de mais nada quero dizer que super recomendo para todo mundo esse documentário. Incluí aqui no post o trailer e um dos trechos que adorei e que me tocou bastante.

O ponto de partida é a história do fotógrafo Michael O’Neill, um cara super famoso e bem-sucedido que passou por uma cirurgia por conta de um problema que acabou afetando o braço.

Todo mundo sabe que a fotografia é uma arte e as mãos, junto com o olhar, são um dos instrumentos de trabalho indispensáveis para o fotógrafo.

Diante da possibilidade de nunca mais conseguir usar o braço para fotografar, o cara começou a buscar outras alternativas e encontrou a meditação.

Nessa busca, o cara se apaixonou pela yoga e iniciou um projeto onde ele registrava os grandes Mestres praticando e, com isso, teve a incrível oportunidade de meditar e aprender com grandes gurus.

Parece perfeito, né? Mas sabem o que realmente me chamou a atenção nessa narrativa?

Não foi a fotografia maravilhosa, a trilha sonora perfeita, as mensagens que tocaram fundo. Nada disso.


Onde estão as mulheres?


Senti falta de ver mulheres praticando yoga no documentário. Vários gurus e Mestres são entrevistados. Muitos deles, depois de uma bonita sessão de ásanas.

As mulheres também são fontes em alguns momentos, mas elas não aparecem praticando.

Mesmo a guru do fotógrafo, praticante de yoga Kundalini, Gurmukh Kaur Khalsa, aparece no filme durante um relato, mas não durante a prática.


Gurmukh Kaur Khalsa - Foto: Michael O'Neill

Em outros momentos, quando as mulheres estão praticando lindamente algumas posturas com seus parceiros, são eles os que falam sobre a filosofia da yoga.

Como sou curiosa por natureza comecei a pesquisar sobre o assunto e achei um artigo interessantíssimo da Luiza Antunes do blog 360meridianos sobre como é a vida das mulheres na Índia.

Foi aí que caiu a ficha. O machismo na Índia é fortíssimo e o filme mostrou simplesmente a realidade.

Na Índia, tiveram que proibir ecografia porque quando as pessoas descobrem que é uma menina, matam as crianças antes do final da gestação.

Existe a tradição do dote e isso também provoca o sequestro e assassinato de noivas. Se você quer mais detalhes, tudo isso está lá no artigo da Luiza Antunes.

Fechando círculos


Depois disso, fechei mais uma Gestalt por aqui. Desde que cheguei já fechei umas três, juro!

Percebi que algo tornou-se muito forte em mim com o passar dos anos e depois de tanta viagens e vivências com pessoas diferentes: meu olhar de viajante e estrangeiro.

Sempre tive em mim essa capacidade de colocar-me no lugar do outro, algo bem forte mesmo.

Acho que isso nunca esteve adormecido e que vai me acompanhar para sempre. Sempre vou lembrar de quem ou do que está faltando. 

Sempre vou comparar um lugar com o outro e, claro, sempre serei a chatinha que "se importa".

Por que esse filme me tocou fundo?


Passado o choque depois de entender essa realidade, concluí que acima de tudo o filme me tocou fundo. Tocou porque despertou a vontade de retomar a prática assim que pisar meus pés no Chile.

Não deixei de praticar aqui, mas faz tempo que não estudo a filosofia da yoga. Isso foi algo que desenvolvi bastante no centro YogaCrecer, de Santiago.

Em janeiro, eles vão organizar uma oficina de yoga para mulheres e gostei bastante do programa.

Para mim, a meditação e a prática são combustíveis que me ajudam a relaxar e, ao mesmo tempo, encontrar a energia e o equilíbrio necessário para lidar com as adversidades.

Por isso, eu destaquei aqui um trecho que me marcou profundamente no documentário e que talvez não seja casualidade o fato dele estar justo no final.

É uma entrevista com a guru Naga Sannyasini Shri Uma Giri Ji onde ela fala sobre a importância de impedir alguns pensamentos que dominam a nossa mente e tiram a nossa paz.

Espero que vocês gostem e reflitam. E que esse seja o nosso mantra em 2018: parar os pensamentos que nos dividem internamente.

O motivo? Abrir espaço para os pensamentos que podem nos levar adiante!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai