4 anos de Chile, quase 40 de idade e um novo desafio!

Essa semana comecei a trabalhar aqui no Chile. Meu primeiro emprego em Santiago depois de muito tempo parada!

Parei muito antes da maternidade, em 2014, e estava vivendo apenas de trabalhos como autônoma, sem nenhum tipo de contrato.

No início do ano, comecei a procurar anúncios de trabalho na internet. Me candidatei a vários sem grandes pretensões.

As opções também eram limitadas porque eu procuro vagas como jornalista, ou com atividades relacionadas ao idioma que eu domino melhor, o português.

Até que um dia encontrei uma vaga que combinava as duas coisas: jornalista com domínio do português. Beleza, pensei!

E me candidatei à vaga. Fui chamada para a entrevista. Ok! Agendamos, consegui uma babá para cuidar da Gabi e já estava contando as horas com tudo confirmado.

Só que aí a Gabi passou uma noite péssima! Com os dentinhos que estão nascendo incomodando. Não dormiu nada e amanheceu com um pouco de febre.

Putz! Cancelei a entrevista e pedi para remarcar. Ok! Remarcamos e aí, sim, deu tudo certo. Aquele dia, foi a primeira vez que deixei a Gabi com uma babá.

Ela chorou bastante, tadinha! Normal né? Mas eu dei graças a Deus porque consegui uma pessoa super legal e de confiança para cuidar da mina filha.

É a mesma menina que cuida da filha de uma vizinha. Ela também tem um filho de dois anos que fica em casa com ela. É quase uma mini creche!

Deixei a Gabi lá muito segura de que ela estaria bem. A entrevista demorou um pouquinho. Conversamos durante uma hora!

Eu adorei o papo, ainda mais porque sinto falta de conversar com adultos! Me explicaram tudo direitinho e saí de lá esperando pelo chamado para a segunda entrevista.

Aqui, no Chile, quase sempre tem entrevista com psicólogo. E assim foi. Na semana seguinte, me chamaram de novo.

Fiquei uma hora de novo com a psicóloga e, enquanto isso, a Gabi estava com o pai dela em casa. Foi ótimo porque pude fazer todas as provas tranquila.

Passados uns dias, pensei comigo, se me ligarem é porque a vaga é minha. Se for por email, bye bye. Só que não!

Recebi um email dias depois e era justamente para me informar que devido ao meu excelente desempenho nas duas entrevistas eu tinha sido selecionada! Yes!

Fiquei super feliz com a contratação e um pouco perdida pensando: e agora, o que eu faço com a Gabi?

Não pensem que aqui é fácil conseguir creche se não for no início do ano. Não é impossível, mas as desistências acontecem geralmente no meio do ano. Muitas crianças ficam doentes e os país decidem tirar da creche.

Uma boa creche é super cara. Uma creche estatal e grátis tem muita procura. O que fazer então?

Contratar alguém para ficar dentro de casa é uma aposta mais arriscada do que jogar na Mega Sena acumulada!

Conseguimos uma solução caseira e temporária. Durante o dia, a Gabi fica com o pai dela que está trabalhando à noite.

Depois, quando ele sai, minha sogra entra em ação até a hora em que eu chego em casa. Obviamente, nesses primeiros dias ela tem chorado bastante.

Acho super normal e esperado. A gente tem uma relação muito próxima! Tenho certeza de que com o passar dos dias vai ser mais fácil.

Estou mega cansada! Porque também estou em fase de adaptação aos novos horários e a nova rotina.

Saio de casa oito da manhã e chego oito da noite. Fico com a Gabi até a hora em que ela resiste!

Depois que ela se entrega ao sono, lá vou eu: comer, preparar o almoço deles para o dia seguinte, lavar roupa e arrumar a bagunça.

Alguns dias serão também de trabalho em casa porque eu continuo escrevendo. Cansa, mas sempre quando me sinto cansada penso em todas as outras isabelas que estão ralando por aí mundo afora.

E aí o cansaço passa. Todas nós, mulheres, vivemos essa mesma realidade. O apoio de outras mulheres é fundamental!

Além do meu amor e da minha sogra que estão ajudando na logística toda, as mamães aqui do condomínio têm me incentivado bastante porque elas sabem que dar esse primeiro passo de sair de casa é o mais difícil.

Depois da decolagem, vem essa viagem longa e solitária pelo imenso desconhecido da nova vida.

Quem me conhece, sabe que amo viajar e já embarquei nesse avião faz é muito tempo!


Por aqui, vou atualizando vocês de mais essa jornada e pedindo muita energia positiva para seguir em frente sempre!

***

Em maio, completo 40 anos de idade! E, esse ano, já se vão quatro anos de Chile. Uau!

Comentários

  1. Olá Bela, tudo bem? Eu sou estudante de administração na Unisinos RS, eu estou indo para o chile no final do mês de setembro para aprender sobre diferentes culturas e coletar dados para meu artigo que aborda mulheres empreendedoras em diferentes culturas, acabei achando seu blog pelo site Brasileiros pelo mundo sobre o tema que você escreveu: Chile - As mulheres e as suas batalhas, eu gostaria muito de conversar com você sobre esse assunto, você pode me passar o seu e-mail para eu te explicar melhor o que eu irei abordar. Abraços Valeska Mendonça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valeska! Mil perdoes, mas 2016 foi um ano pedreira pra mim! Deixei o blog bem abandonado, como você deve ter percebido. Mil desculpas pela demora em te responder! Obrigada pelo seu comentário.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai