Redes nem tão sociais

Dia desses relatei no meu perfil do Facebook uma experiência bem inusitada que vivi nessa rede social. Foi numa página daqui do Chile.

Era o fabricante do canguru que ocupamos para levar a Gabi. É uma das melhores marcas do mercado. O tal canguru custou bem carinho, mas fiz questão de comprar o melhor.

Uso bastante e é muito cômodo. Não vou relatar tudo de novo para não cansar os já poucos leitores do blog (muitos deles já leram o post).

Resumindo: postei uma foto e recebi várias criticas de uma patrulha de mães vigilantes. O fabricante tomou as minhas dores e chegaram a ligar para o meu celular para se desculpar!

Fiquei impressionada não apenas com a atenção do fabricante, mas com as mães histéricas que nem me conheciam e começaram a me criticar nos comentários.

Uma amiga, que também é mamãe, disse para eu fugir de foros na internet de mães. Ok!

Mas acho que não são apenas esses espaços que estão contaminados com a negatividade. Nesses últimos tempos de crise no Brasil, um grupo da minha família no whatsapp quase acabou.

Não terminou porque nem todos saíram, mas muitas pessoas saíram por conta de divergências políticas. Acreditem se quiser: um grupo da família também sofre os efeitos da dicotomia “coxinhas”x “petralhas”.

Esses dois episódios aconteceram em países diferentes, com pessoas com as quais tenho zero e muita intimidade e ambos me deixaram pensativa.

As redes sociais que deveriam unir as pessoas, conectá-las e aproximá-las tornaram-se um campo de batalha, uma arena onde se disputam opiniões como se fosse um espaço legítimo para isso.

Meu ponto é que as pessoas deveriam avaliar sempre antes de postar certas coisas e pensar: será que vale a pena?

O que se ganha e o que se perde com isso? Por que julgar desconhecidos como se fosse uma amiga de muitos anos? Por que tentar impor meu pensamento sobre os demais?

E, por outro lado, também pergunto por que dar tanta importância ao que dizem os outros de mim?

As redes sociais não têm um poder mágico no qual tudo o que é publicado ali se torna verdade. Foram criadas com fins de entretenimento comercial, nada mais.


Simplesmente, não vale a pena! Mesmo!

***


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai