Três anos e tudo treme

Esse mês completo três anos de Chile. Nesse período a terra tremeu bastante e abalou todas as estruturas da minha vida.

Passei pelo meu primeiro terremoto. 8,4 na escala Richter que vai até 10! Não sofri nenhum dano, nem físico, nem emocional.

Minha mãe estava comigo aqui em casa. Ela ficou super assustada, apesar de já ter vivido um forte terremoto em 1976, na Guatemala, quando estava grávida de mim.

Eu moro no 19º andar. A vista é espetacular, mas para quem tem pânico de terremoto pode ser uma experiência extrema.

Sempre procuro manter a calma. Já aprendi que o primeiro a fazer é abrir a porta porque pode trincar e te deixar preso.

Dessa vez, não deu nem tempo de abrir a porta. Foi um minuto e meio que parecia uma eternidade!

Depois que passa o tremor forte, o edifício ainda balança por um tempo, como se fosse um barco em alto mar.

Vai diminuindo, diminuindo, diminuindo... até parar completamente! Eu sei quando começa e quando termina.

Aqui em casa temos um sismógrafo. É uma lâmpada japonesa, dessas bem levinhas, de papel, que tem duas funções: decorar e alertar.

Quem me ensinou a usar o sismógrafo improvisado foi o Fritz, meu gato. Ele dormia quase sempre em cima da mesa.

Toda vez que tem algum tremor – algo muito comum no Chile, já que é um país sísmico – o Fritz olha para a lâmpada.

Às vezes, ele fica apenas alerta, com os olhos bem abertos, observando o lustre pender para um lado e para outro.

Outras vezes, ele arranca em disparada para o quarto dos meninos e busca abrigo embaixo da cama.

Depois do susto do terremoto, tivemos várias réplicas. Mais de 500! Algumas mais fortes, outras leves. Na dúvida, consultávamos o sismógrafo.

Espero, sinceramente, que esse não tenha sido o primeiro de muitos terremotos. Tomara que daqui a três anos não aconteça nada parecido.

Sempre penso nas pessoas que são afetadas por essas tragédias. Em Santiago, não houve nenhum dano grave.

O epicentro foi ao norte, no litoral. E muitas pessoas perderam tudo! Teve tsunami e, apesar do alerta que salva vidas, os danos materiais são inevitáveis.

Cada vez que a terra treme, o Chile se levanta e, dessa vez, fez história novamente. Com esse terremoto, o país entrou no ranking dos 25 terremotos mais potentes da história.


Eu continuo por aqui, firme e forte. Mesmo que a terra continue tremendo e a gente balançando de uma lado para o outro!

Comentários

  1. Vou deixar aqui, como sempre, um comentário. Quem quiser comentar, pode responder porque é mais fácil! Obrigada pela audiência! Beijo

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bom meu amor. Com certeza vamos viver muitos mais tremores e talvez um outro terremoto no país longo e estreito , chamado Chile!!! E eu estarei com minhas lindas mulheres para proteger, sempre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai