A vida é movimento

Saí do Facebook, temporariamente. Não sei por quanto tempo, mas decidi sair depois que vi uma frase do livro "Adultério", do Paulo Coelho.



Eu já estava pensando bastante em quanto me fazia mal ficar observando uma rede social em que quase tudo é mentira.

Acho que o Facebook é uma grande cilada porque ele fica fazendo a gente lembrar todo dia de algo que aconteceu num passado distante.

Além disso, te mostra a vida feliz de todos os seus amigos, como se ninguém tivesse momentos de tristeza. Uma bosta!

O Instagram é bem parecido, por isso, entre as redes sociais a que eu mais curto atualmente, quem diria, é o Twitter.

Porque ali muita gente xinga, reclama, ri, faz piada e fala bobagem. É também uma das minhas principais fontes de informação já que eu acesso sites de notícias a partir dali.

Não estou com depressão, mas ando bem baixo astral e estou procurando apenas coisas que me deixem pra cima e não me joguem ainda mais pra baixo.

Aliás, hoje, é um dia especialmente irônico pra mim aqui. Saiu um estudo dizendo que o Chile é o paísmais feliz da América do Sul.

Sinceramente, não consigo acreditar nisso. ainda mais tendo ido recentemente ao Brasil e fazendo uma comparação diária.

Nem os piores índices de desenvolvimento econômico e de desconfiança do mercado conseguem abalar a autoestima do brasileiro.

Todo mundo pula carnaval, toma cerveja, ri... Aqui, as pessoas vivem estressadas, correndo contra o tempo para cumprir a jornada de 45 horas semanais.

Sofremos com a fumaça dos incêndios no verão e com o frio no inverno. Estamos quase sempre dentro de casa e talvez por isso o índice de obesidade infantil seja tão alto.

Mas sei lá... a minha experiência pessoal aqui não tem sido a mais frutífera, então, não posso falar pelo povo chileno com base em meia dúzia de gente mau caráter que encontrei no meu caminho.

O fato é que decidi que preciso passar mais longas temporadas no Brasil e longe daqui. Perto da minha família e dos meus amigos.

Já está decidido. Afinal, quando a gente fica parado muito tempo no mesmo lugar acaba se acostumando com coisas que não seriam aceitáveis em situações normais.

Deu trabalho viajar sozinha com a Gabi. Vai dar trabalho, mas acho que é importante pra mim e pra ela estarmos juntas.

Além disso, o tempo que passamos junto da família foi tão bom quem compensa qualquer incômodo das viagens.

Essas viagens têm o objetivo de amadurecer projetos e pensar em perspectivas e alternativas para viver na ponte Brasil-Chile.

Obviamente, isso se deve ao fato de que as coisas aqui simplesmente não fluíram e não estão fluindo.

Juro que tentei, bastante, acho até que mais do que eu devia ter tentado, porque depois de um tempo já é insistência.

Quando as coisas se dão, elas simplesmente acontecem. Se a gente tem que fazer muita força para gostar de algo é porque não é natural.

Mas a vida é movimento. Quando a gente vê que está tudo errado e muito ruim, a gente se mexe. E aqui vamos nós!

Lembrei tanto de uma frase do Brad Pitt no filme Guerra Mundial Z, quando ele fala que as pessoas sobrevivem a grandes tragédias quando se movimentam.

A vida é isso. A vida é movimento. Vamos nos mover e remover as pedras que estão atravancando o nosso caminho.

Comentários

  1. Oi, cheguei hj aqui no seu blogg e parece até que fui eu quem escrevi esse texto. Todas as lindas descrevem bem como estou, principalmente onde diz que às vezes aguentamos coisas que em condições normais não aguentariamos. Força e vá mesmo esfriar a cabeça no Brasil. Farei o mesmo em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De vez em quando é necessário né? Obrigada pelo comentário e pela sintonia!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Querida Bela, conheci seu blog por acaso. Sou Chileno casado com brasileira e esta condição tem me ensinado muito respeito do idiossincrasia dos nosso povos e posso lhe dizer que o povo chileno, lamentavelmente é o mais melancólico e depressivo que existe nessa America e peço tenha cuidado que isso e contagioso.
    Ass. Luis Yanes

    Veja mais de meus artigos:
    http://fexcidadania.blogspot.com.br/2017/03/de-volta-idade-media.html

    http://yanesenbrasil.blogspot.com.br/2008/04/artesanato.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Luis! De vez en quando me deixo levar por essa melancolia. Desde que escrevi esse texto, não fui ao Brasil, mas estou bem sabe? Que legal que o acaso te trouxe até aqui! Obrigada pelas dicas de leituras!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre o 20 de setembro no Rio Grande

Feriados e datas importantes no Chile: confira o calendário e programe-se!

20 anos sem meu pai